sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sorvete: a delícia do verão!


Janeiro faz um calorão no nosso país tropical! Nada melhor do que um sorvete bem caprichado para refrescar os dias de calor... Seja um picolé de padaria ou um sorvete bem exótico de uma sorveteria, o importante é escolher o seu para enfrentar o verão, pois além de revigorante, ele também é saudável e nutritivo. Pode ser saboreado sozinho ou com uma infinidade de complementos, como biscoitos, caldas, balas, chantilly, castanha, frutas, doces, bolos e até misturado com leite, fazendo o famoso milk shake. Existem também as versões light e diet para quem está de dieta ou para aqueles que não podem ingerir açúcar em doses significativas.

Há diversas versões para o nascimento do sorvete. Uma delas afirma que ele nasceu na China, há cerca de 3 mil anos atrás, feito a partir de uma composição de neve, suco de fruta e mel. Outra versão diz que Alexandre, o Grande, introduziu o sorvete na Europa fazendo uma mistura de salada de frutas com mel, posteriormente resfriados em potes de barro e guardados sob a neve. Mas em 1292 que o sorvete começou a ter a forma que conhecemos hoje, após uma viagem de do italiano Marco Polo à China. Ele voltou à Itália trazendo o sorvete feito à base de leite e a partir daí os italianos só o aprimoraram. Da Itália, o sorvete se espalhou pela Europa e depois para os Estados Unidos. O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris (o Café Procope), ainda hoje o estabelecimento mais antigo da cidade.

Hoje os Estados Unidos são o país que mais consome sorvetes no mundo. Em 1851, Jacob Fussel abriu a primeira fábrica de sorvete da história, o que foi muito importante para sua popularização. No Brasil, ele chegou em 1834. No porto do Rio de Janeiro chegava um navio americano chamado Madagascar com 217 toneladas de gelo, que foram comprados por dois comerciantes cariocas, misturados com frutas e comercializados em forma de sorvete, até então chamado de “gelado”. A primeira fábrica de sorvetes do Brasil foi a U.S. Markson do Brasil, fundada em 1941 no Rio de Janeiro. Uma curiosidade: No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

Deu vontade de tomar um? Procure agora mesmo a padaria ou sorveteria mais próxima de você! Ou então, se quiser fazer em casa, a gente te ajuda com uma receita bem rápida (leva menos de 5 minutos para fazer!) e gostosa!
Sorvete de Chocolate

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado

- 1 tablete de 800g de chocolate meio amargo de boa qualidade

- 1 medida e ½ de leite quente

Modo de fazer

Dissolva o chocolate no leite quente, em seguida misture o chocolate dissolvido no leite quente com o leite condensado e bate tudo no liquidificador. Coloque no congelador por cerca de 3 horas na fôrma de sua preferência. Após esse tempo, basta tirar e ele estará pronto para o consumo.

Fonte: Tudo Gostoso/Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário