domingo, 30 de janeiro de 2011

Dia Nacional da Saudade


Este domingo, dia 30 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional da Saudade. Apesar da mistura de sentimentos de incompletude, perda, falta e distância ser universal, não existe nenhuma palavra equivalente em outra língua que traduza a noção exata de saudade. Uma empresa britânica afirmou, baseada nas opiniões de mil tradutores profissionais, que a palavra “saudade” é a 7ª mais difícil de se traduzir. 


A palavra solidão, que na língua latina escreve-se “solitatem”, sofreu variações de pronúncia ao longo do tempo até chegar ao termo “saudade” (de solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade).

A saudade tem um significado muito amplo, afinal, podemos sentir saudades de uma pessoa querida, de situações específicas, de algum lugar, de uma comida especial e até de um cheiro. Em um sentido mais geral, a saudade também resgata lembranças do passado, provocando nostalgia. Por isso, não podemos generalizar e dizer que o fato de sentir saudades gera tristeza. Pode trazer angústia de não termos mais o objeto da saudade, mas ao mesmo tempo, ser uma lembrança boa, aconchegante.

Enfim, as possibilidades que esse sentimento envolve são muito amplas. Talvez, isso explique o grande interesse de poetas e compositores com relação ao tema. Há tempos, ele é cantado por grandes músicos. E como matar a saudade é sempre bom, separamos algumas dessas músicas para você conferir.



Tanta saudade (Chico Buarque e Djavan)





Dor de verdade (Arlindo Cruz / Marcelo D2 / Zeca Pagodinho)




O dia da saudade (Raul Seixas)




Chega de saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) 




[Fonte: Folha Uol; Brasil EscolaWikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário