quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Brasileiros se interessam por cargos públicos, mas não têm condições de estudar para concursos.


O concurso público têm a função de selecionar, de maneira justa, os candidatos mais aptos a exercerem uma determinada função atribuída ao Estado. No Brasil, os concursos vêm se tornando uma opção bastante desejada, principalmente pela estabilidade e pelos bons salários oferecidos pelos cargos públicos.

Além da grande procura, há também, nos últimos anos, uma crescente oferta de cargos desse tipo. Só no início desta semana pelo menos 89 concursos estavam com as inscrições abertas. O total de vagas passava a marca de 32 e os salários podiam chegar a quase R$22 mil.

Da mesma forma, os processos seletivos têm se mostrado cada vez mais rigorosos e os candidatos são obrigados a se preparar cada vez melhor para serem admitidos.

Diante disso, quisemos saber na nossa ultima enquete:

“Apesar do alto grau de dificuldade das provas, a procura por cargos públicos tem aumentado nos últimos anos. Você tem interesse em empregos desse tipo?”

- 49,25% Gostaria de tentar uma vaga, mas não tenho condições de parar minha vida para me dedicar aos estudos.
- 38,04% Com certeza! Eles oferecem estabilidade, ótimos salários e benefícios. Inclusive, estou estudando no momento.
- 8.30% Não me identifico com esse tipo de emprego. Tenho uma imagem negativa do serviço público.
- 4,41% Acho que não. A concorrência é muito grande, e eu não teria chances.

Com um total de 1133 votos, mais de 87% dos participantes revela interesse em empregos públicos, resultado que reflete a situação atual do mercado de trabalho brasileiro - com baixos salários e pouca estabilidade. Mas apesar do interesse, a maioria (49,05%) não dispõe de tempo ou dinheiro para se dedicar o necessário aos estudos. Enquanto isso, 38,24% afirmam já estar estudando para aproveitar os benefícios dos cargos. Por nutrirem uma imagem do funcionário público como pouco produtivo e pouco esforçado, 8,17% dos participantes possuem uma percepção negativa desse tipo de serviço e dizem não se identificar com tal perfil. Já 4,54%, acham que não teriam chances de admissão em cargos públicos, devido à grande concorrência evidenciada pelo alto índice da relação candidato/vaga dos processos seletivos.

Na nova enquete, queremos saber: Qual sua opinião sobre o uso de mídias sociais para manifestações populares, como ocorreu agora no Egito,  para derrubar o presidente? Vote!

[Fontes: G1; Wikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário