sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dengue. Se você agir, podemos evitar.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O ciclo médio da doença varia entre 5 e 6 dias, mas é somente após o período de incubação que os sintomas começam a se manifestar. Esse período costuma ter duração de 3 dias, contando a partir da picada do mosquito transmissor.


Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos ossos e articulações, tonturas e extremo cansaço. A ocorrência de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.  Nesse tipo de dengue, o quadro clínico do doente se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque e, em alguns casos, pode levar à morte em até 24 horas.
No entanto, é fundamental que se consulte um médico ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças; além disso, não são determinantes para a indicação do grau da doença.
Não use medicamentos por conta própria para dor de cabeça ou baixar febre, pois isso pode piorar o quadro clínico, caso seja dengue. O tratamento ideal deve ser feito a partir das orientações médicas. Mas cuidados como repouso e ingestão constante de líquido para reidratação são sempre indicados.
A doença, que ocorre principalmente em áreas tropicais e suministério da saúdebtropicais do mundo, tem seu período de epidemia nas épocas chuvosas ou no verão. Por isso, é fundamental que nesse momento do ano tenhamos atenção redobrada nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Veja aqui algumas formas de prevenção:



O Ministério da Saúde já enviou orientações a 16 Secretarias de Saúde de Estados da União (Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro), que correm alto risco de desenvolver epidemia de dengue, para que realizem a atualização dos seus planos de emergência.

No Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde pôs nove cidades na lista de prioridades, devido ao alto índice de infestação da doença. Além da capital paulista, estão sendo monitorados os municípios de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Guarujá, Santos e São Vicente.

O aumento de 440% nos casos de dengue também levou ao decreto de estado de alerta na cidade do Rio de Janeiro. Só no primeiro mês de 2011, foram notificados 485 casos da doença no município, contra 110 notificações no mesmo mês de 2010.

A cidade de Londrina (PR) foi outra que não escapou e também está em estado de emergência por causa da doença. Por lá, já foram confirmados 142 casos, sendo cinco graves, e 1.100 suspeitos.

Lembre-se: em caso de suspeita de dengue, não tome remédios por sua conta. Procure um médico o mais rápido possível.

Existe algum foco de dengue perto de você? Denuncie aqui !



Nenhum comentário:

Postar um comentário