segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine's Day - Declare seu amor a alguém.


Hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado o Valentine’s Day ou Dia de São Valentim. Considerado o Dia dos Namorados em vários países do mundo, as pessoas costumam trocar presentes, flores e bilhetes para demonstrar o carinho que sentem umas pelas outras.

Inicialmente, a data era associada apenas aos namorados, mas atualmente é comum desejar “Happy Valentine’s Day” (Feliz Dia de São Valentim) a todos que amamos – seja pai, mãe, professor, amigo etc. 



O nome do santo que eu origem a essa data refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma Antiga. Existem algumas histórias que explicam as tradições e o sentido do dia. A mais famosa delas é a do bispo Valentim, morto por descumprir ordens do imperador Cláudio II, que desejava formar um grande e poderoso exército. Para isso, proibiu a realização de casamentos em todo o reino, já que acreditava que jovens sem família se alistariam mais facilmente e seriam melhores guerreiros.

No entanto, isso não impediu o bispo romano, Valentim, de continuar a celebrar secretamente casamentos de jovens casais. A prática foi descoberta, e Valentim foi preso e condenado à morte. No tempo em que estava preso, ele recebeu apoio de muitos jovens que lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor - daí a tradição dos cartões e flores no dia de São Valentim. Nessa época, ele conheceu Asterias, a filha do carcereiro. A moça, que era cega, passou a visitar Valentim, os dois acabaram se apaixonando, e ela milagrosamente recuperou a visão. Antes de morrer, no dia 14 de fevereiro, ele enviou uma carta de amor à jovem e assinou da seguinte forma: “de seu Valentim” (em Inglês, “from your Valentine”) – expressão usada até hoje entre namorados.





Nos Estados Unidos, os cartões que são tradicionalmente enviados nesse dia são chamados Valentines. Nos dias que antecedem o 14 de fevereiro, lojas, livrarias e drogarias apresentam uma grande variedade deles. Os estilos variam desde os sentimentais, aos bem humorados, sofisticados e existem até alguns com mensagens dirigidas a membros específicos da família. 


Então, para celebrar o amor e a amizade, aproveite o lindo poema do Carlos Drummond de Andrade:

As sem-razões do amor

"Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário