sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fim do horário de verão- Não esqueça de atrasar seus relógios.


O horário de verão começou no último 17 de outubro; mas se liga, porque ele termina este sábado, dia 20 de fevereiro! Por isso, à meia-noite de sábado, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora.

Convencionado desde 2008 a iniciar no terceiro domingo de outubro e a terminar no terceiro domingo de fevereiro, o horário de verão é adotado por 10 estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal. Os estados das regiões Norte e Nordeste ficam de fora da mudança de horário.

Durante seus quatro meses, o horário de verão aproveita que os dias dessa estação são mais longos para reduzir o consumo de energia elétrica. A implantação desse horário alternativo permite que algumas localidades tenham a luz do Sol ainda depois das 19 horas.

Nos últimos anos, a economia gerada por ele tem sido algo em torno de 5% e, segundo estimativas do Ministério de Minas e Energia, a redução de 2010/2011 deve ficar no mesmo patamar. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a economia não é o principal benefício, e sim a redução do consumo elétrico nos horários de pico (18h às 20h), pois isso impede que o sistema entre em colapso, causando quedas de energia e apagões.


No entanto, o Brasil não é o único a modificar os ponteiros. Países da União Européia, Oriente Médio, Rússia, parte da Oceania, dentre outros, também adotam o sistema do horário de verão. 

Os períodos do ano nos quais isso ocorre dependem da localização de cada região, variando de um para o outro.  O horário de verão acontece entre a primavera e o verão, portanto, no hemisfério sul, ocorre no segundo semestre, enquanto no hemisfério norte, ocorre no primeiro semestre.


Países ou áreas mais afastadas da Linha do Equador tendem a conseguir mais eficácia, pois quanto mais distante dela, maior será o aproveitamento da luz do dia ao adiantar os relógios em uma hora, devido ao posicionamento do Sol nesse intervalo.

A quantidade de dias por que vigora a medida também é variável e depende da definição de cada país. Mas, no geral, possui duração média de cinco meses.

[ Fonte: AneelG1Globo.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário