quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jogos Sociais - Saiba mais sobre essa febre


Nos últimos anos, houve uma explosão das redes sociais pelo mundo e, principalmente, no Brasil. O crescimento desses sites de relacionamento não tem sido apenas no número de usuários, mas também no tempo de navegação. Um levantamento feito pela Hitwise Serasa Experian revelou que esses eles são responsáveis por 62% do tráfego da internet no país e, segundo dados divulgados pela Nielsen, no período de 1 ano, houve um crescimento de 82% no tempo gasto em sites como Orkut, Twitter e Facebook.

Além de toda interação social que as redes propiciam, permitindo-nos falar com amigos, saber o que eles estão fazendo ou pensando, os aplicativos de jogos oferecidos por elas também podem explicar esse crescimento. 
Os jogos sociais, como são chamados os games das mídias sociais, conseguiram se tornar uma febre em pouco tempo pela sua interatividade e competitividade. Assim como as redes nas quais estão hospedados, os jogos oferecem interação entre os participantes, estimulando-os a competir entre si e a convidar sua rede de amigos a entrar na brincadeira.

Por isso, quisemos saber em nossa última enquete o quanto você curte esses jogos.

“Você se considera viciado em jogos de redes sociais, como Colheita Feliz, FarmVille, Mafia Wars etc?”

-                      440 (44,27%) Nunca joguei. Não quis nem começar, pra não correr o risco de ficar viciado.
-                      276 (27,77%) Até comecei a jogar, mas desisti. Acho que perdeu a graça.
-                      197 (19,82%) Gosto, mas não sou viciado. Jogo mesmo pra passar o tempo.
-                      81 (8,15%) Com certeza! Sempre dou um jeito de jogar, afinal, se eu não fizer isso, meus amigos vão me deixar pra trás.

Com um total de 994 votos, mais da metade dos participantes (55,74%) assumem já terem jogado alguns desses jogos, enquanto 44,27% , com medo de ficar viciado, dizem sequer ter experimentado. Ainda assim, os fissurados em jogos pelas redes sociais foram minoria, arrebatando apenas 8,15% dos votos, ao dizer que sempre dar um jeito de jogar. Já 19, 82% até jogam, mas é só para passar o tempo, e 27,77% começaram a jogar, mas não vêem mais graça.

Grande parte dos jogos sociais possuem rankings comparando desempenhos - o que impulsiona os usuários a passarem mais tempo conectado às redes, já que estar melhor posicionado entre os seus amigos tornou-se uma forma de status. O que não é nenhuma novidade, uma vez que a competição de games já existe desde os clássicos videogames que conectamos as TVs.

A diferença é que muitos jogos sociais são programados para fazer com que o usuário jogue periodicamente, pois caso ele fique um dia sequer sem jogar, seu posicionamento será afetado e seus amigos passarão sua frente.

Conheça então alguns dos jogos mais famosos das redes sociais:

- FarmVille:


O jogo é um simulador de fazenda em tempo real que pode ser acessado via Facebook. O participante ocupa o lugar do fazendeiro e é responsável por administrar a fazendo virtual, incluindo atividades como plantio, cultivo e colheita de diversas plantas, árvores frutíferas e criação de animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma fazenda. 

Na busca pela melhor colocação no ranking entre os fazendeiros (amigos do Facebook), o participante acumula moedas, as FarmVille Cash (uma espécie de "dinheiro especial"),  e pontos de experiência de acordo com as atividades exercidas.


- Colheita Feliz:


É, basicamente, uma versão do FarmVille para o Orkut e tem a mecânica bem parecida com o seu primo do Facebook.


- Máfia Wars:


Esse jogo é pra quem assistia “O Poderoso Chefão” e sempre quis ser o Al Pacino ou o Marlon Brando. Os usuários são mafiosos que fazem parte de famílias que podem trocar itens entre si, como armas, cartas chantagistas, roupas, cigarros, animais e até celulares confidenciais.

Se administrar bem a sua Energia (atributo necessário para realizar serviços), alcançará o nível 5, quando será possível brigar contra outros mafiosos para lhes roubar dinheiro e itens. A cada vitória, o usuário sobe de nível dentro do jogo, o que possibilita armamentos mais poderosos, veículos mais potentes e imóveis para comprar. 

Além disso, você precisa provar seu valor dentro da família da máfia, para ir ganhando novas funções e, de acordo com elas, ir mudando a posição de hierarquia, baseada nas reputações dos jogadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário