terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dia Internacional do Riso - Vamos rir mais?


Você se lembra da última vez que riu? Sem sequer nos darmos conta, rimos várias vezes ao dia. Pode ser por causa de uma piada, uma música, uma situação engraçada, embaraçosa ou simplesmente para cumprimentar o vizinho. A verdade é que difícil mesmo é acharmos um motivo para não rir. Até diante de algumas dificuldades, é muito difícil deixarmos de sorrir, nem que seja aquele de canto de boca ou o sorrisinho amarelo.

Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; quando gargalhamos, são 24; e quando conversamos e gargalhamos simultaneamente, são 84. Além disso, o riso aumenta a produtividade, estimula a criatividade e afeta diversas outras partes do corpo, como o cérebro e o coração - dentre muitos outros benefícios. Por isso, alguns especialistas apontam para a eficácia da risoterapia na recuperação e cura de pessoas doentes.


No Brasil, há alguns grupos que usam o riso como método terapêutico. O mais conhecido é o  Doutores da Alegria. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que visita hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, levando alegria, através da arte do palhaço, às crianças internadas, aos seus pais e aos profissionais da saúde. Além do trabalho social nos hospitais, o grupo também oferece cursos em sua escola de palhaços para diferentes públicos.


Há também um grupo chamado Terapeutas do Riso, que assim como os Doutores da Alegria fazem visitas a hospitais com objetivo de levar um pouco de diversão aos pacientes das mais diferentes faixas etárias, incluindo idosos hospitalizados.  

Os integrantes são atores profissionais formados em teatro, artes circenses e música, que realizam um trabalho baseado em pesquisas constantes e qualificação contínua. Não se tratando, portanto, de um trabalho voluntário, mas de uma assistência especializada.

Eles unem o teatro, a música e as técnicas de circo para promover a humanização na saúde e a inclusão social, resgatando a autoestima dos pacientes. Além de contribuir no processo de cura de crianças e adultos hospitalizados, as visitas dos doutores distraem os doentes e os fazem esquecer a dor por alguns momentos, aliviando o sofrimento da internação.



Esses grupos são a prova inegável daquela velha frase:
" Rir é o melhor remédio".

Veja o que acontece com seu corpo quando você ri:

• Aumento da oxigenação - Em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Em alguns casos, quando rimos, chega a atingir 120 pulsações por minuto. Com o aumento dos batimentos, há também um maior fluxo sanguíneo pelo corpo, gerando maior oxigenação dos tecidos.
• O riso possui um efeito anti-inflamatório em suas juntas e ossos. Ele pode reduzir a inflamação e aliviar a dor em condições artríticas.
• A absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. Ao rirmos, inalamos mais ar, e a expiração fica mais forte. Com isso, há  uma maior ventilação pulmonar e eliminação do excesso de dióxido de carbono e de vapores residuais. Ou seja, os pulmões ficam mais limpos.
• Há uma redução da tensão muscular depois do riso.
• Melhoria da digestão: Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrointestinal.
• Maior sensação de relaxamento e redução da dor: O cérebro e o corpo produzem betaendorfinas, analgésicos internos que ajudam no relaxar  e combatem a dor.
• As lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas – um anticorpo que é a primeira linha de defesa contra algumas infecções virais e bacterianas.
• O cortisol, hormônio do estresse produzido pelas glândulas suprarrenais, é reduzido. O nível de cortisol aumenta de forma nociva durante o estresse e diminui significativamente com o riso.


Para saber mais sobre esses doutores, visite www.doutoresdaalegria.org.br e www.terapeutasdoriso.com.br.

Agora que você já sabe de todos os benefícios que o riso traz, que tal comemorar o dia de hoje com um bom filme de comédia e uma pipoquinha? No TeleListas.net, você encontra as locadoras mais próximas da sua casa.

Boas risadas pra você! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário