quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Polêmica: houve plágio na logo das Olimpíadas Rio 2016?


Ano passado, a famosa queima de fogos de Copacabana, no Rio de Janeiro, não contou apenas com os shows musicais que acontecem nas areias da praia. No último dia de 2010, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) resolveu incrementar a festa e apresentou a logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016.

Apostando no sucesso da tecnologia da TV 3D, o design da logo - inspirada nas formas do Pão de Açúcar - mostra três pessoas se abraçando, com cores que remetem à bandeira brasileira.

O problema é que, logo no dia seguinte, começaram especulações sobre um possível plágio por parte da agência responsável pela criação do símbolo. Isso porque as semelhanças entre ele, o quadro “A dança”, do pintor Henri Matisse e a logo de uma fundação norte-americana, a Telluride Foundation, são muito grandes. Veja abaixo:
A Dança - Matisse
ONG Telluride Foundation
Logo das Olimpíadas Rio 2016

Com isso, pedimos sua opinião em nossa última enquete em torno da polêmica que se formou.


A logomarca das Olimpíadas Rio-2016 mal foi apresentada, e a polêmica já começou. Alguns levantam a hipótese de ter sido plagiada da logo da ONG Telluride Foundation e do quadro "A Dança", de Matisse. Qual sua opinião sobre isso?

-         335 (44,37%) Não sei, ainda não vi.
-         170 (22,52%) Há semelhanças entre as obras, mas não acho que tenha sido de propósito.
-         111 (14,70%) Pode até ter sido plágio, mas ainda assim gostei do resultado final.
-          100 (13,25%) Plágio ou não, não gostei da logo. Podiam ter feito algo melhor.
-         39 (5,17%) Com certeza plagiaram. As artes gráficas são muito iguais para ser só coincidência.


Com um total de 775 votos, a maioria dos participantes, 44,37%, não opinou a respeito, por ainda não ter visto a logomarca das Oimpíadas. Em segundo lugar, 22,52% deles veem semelhanças entre as obras, mas não acreditam ter sido de má fé. Enquanto isso, 14,70% dizem ter se importado mesmo com o resultado final satisfatório, independente de ter sido plágio ou não, e 13,25% não gostaram da logo. Por fim, 5,17% tem a certeza do plágio, uma vez que as artes são muito semelhantes para ser uma mera coincidência.

Após uma disputa com Madri, Tóquio e Chicago, o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A eleição ocorrida em 2009, fez do Rio a primeira cidade sul-americana a sediar uma Olimpíada. 


Assim, o Brasil tem a possibilidade de organizar dois eventos esportivos de visibilidade mundial, com a diferença de dois anos, - já que a Copa do Mundo será em 2014 - repetindo assim os feitos do México, Alemanha e EUA.

Diante dos muitos problemas estruturais da cidade, principalmente transporte e segurança, o Rio de Janeiro contou com o maior orçamento dentre as cidades finalistas, valor estipulado em R$ 25,9 bilhões, gastos estes que serão divididos entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, além da iniciativa privada. 

E, falando em esportes, aproveitando a atual comoção em torno da volta do Ronaldinho Gaúcho para os gramados brasileiros, queremos saber: O que você acha dos jogadores que fazem carreira em outros países e depois voltam pro Brasil? Vote!

[Fonte:VejaEstimulaNet;Uol]

Nenhum comentário:

Postar um comentário