terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aproveite o verão esbanjando saúde e beleza

O verão já chegou com tudo, e a estação mais quente do ano é uma das mais esperadas. Em tempo de férias escolares e preparativos para o carnaval, as pessoas aproveitam para pegar um bronzeado e se divertir nas praias e piscinas.
 
No verão, até os ânimos mudam. As roupas ficam mais leves e coloridas, as pessoas, mais animadas e o dia, mais longo. Enfim, tudo conspira para um ambiente mais agradável. Por isso, a estação é sempre bem-vinda; mas não podemos esquecer que, principalmente nesse período, devemos ter cuidados especiais com a pele, cabelos e alimentação

Quer saber como? Confira nossas dicas:

- A maioria dos brasileiros gosta de pegar uma corzinha, né? Mas bom mesmo é conseguir isso sem riscos.  


Fez aquele sol, e você está louco(a) para aproveitar e sair morenaço (a) da praia ou do clube? Pois então, saiba que ficar muito tempo exposto ao Sol em um mesmo dia não vai ajudar! Isso só causará queimaduras, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

É melhor ir à praia mais, por um tempo reduzido (de preferência, antes das 10h e depois das 16h), do que ir um dia só durante várias horas.

Quando for pegar sol, use filtro solar de acordo com seu tom de pele (para pessoas de pele clara, o mínimo indicado é o FPS 30), reaplicando-o após cada mergulho.

Uma outra dica é fazer a esfoliação da pele pelo menos três dias antes de pegar sol, para que haja uma renovação celular - o que deixa a pele mais lisa, macia e garante um bronzeado uniforme e duradouro.


- O filtro solar não é só para a praia/ piscina.



Todos os dias estamos expostos ao sol. Nem mesmo na sombra ou nos dias nublados estamos livres dos efeitos dele, já que seus raios atravessam as nuvens e também são refletidos pela areia e pelo concreto.  Mesmo assim, sempre que possível, caminhe pela sombra ou por lugares mais frescos - quanto menor for a exposição desnecessária ao sol, melhor.

Os dermatologistas recomendam que se use filtro solar diariamente no corpo e, principalmente, no rosto - onde o fator de proteção deve ser maior. Reaplique o protetor a cada 2 horas ou de acordo com sua transpiração. Outra forma de  se prevenir contra os efeitos nocivos do Sol é a utilização de chapéus e óculos com proteção UV.

- Pele fresca e hidratada.


Devido ao calor dessa época, costumamos transpirar mais e, com isso, perder muita água corporal. Para repor o que foi perdido, beba bastante líquido, evitando bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Dê preferência à boa e refrescante água. Outra excelente pedida para os dias de praia é a água de coco que, além de deliciosa, ainda é rica em sais minerais, carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas.

Para manter o corpo sempre fresquinho, use roupas mais folgadas, feitas com tecidos leves e claros para facilitar a transpiração. Além disso, sempre que puder, lave rosto, nuca, braços e mãos. Isso vai ajudar a diminuir um pouco a temperatura do seu corpo e ainda acabar com a sensação desconfortável do suor na pele.

- Não descuide das madeixas.

 

No verão, não é só a pele que sofre com o Sol e o calor intenso; os cabelos também precisam de cuidados especiais. Eles perdem água e proteínas devido às agressão causadas pelo Sol, vento, cloro e água do mar. Mas não utilize produtos destinados ao corpo nos cabelos, pois além de não funcionar, ainda pode deixá-los mais oleosos.

Para isso, existem as  diversas linhas de tratamentos capilares destinadas ao verão; e, ainda que especialistas afirmem não saber muito bem o funcionamento do FSP nos fios, não custa nada usar cremes para cabelo que possuam filtro solar, ou os destinados ao pós–sol. Na dúvida, use os produtos que combinem hidratante e filtro.


Quando for à praia, não se esqueça de lavar os cabelos com água doce após o banho de mar. Aplique creme e desembarace com um pente de dentes largos. Reaplique o produto sempre que mergulhar de novo.

Se combinar com seu rosto e sua personalidade, opte por manter o cabelo mais curto: além de facilitar sua vida, dará uma sensação maior de frescor. Caso prefira cabelos longos, nos dias mais abafados, abuse dos penteados presos. Tente fazê-los de forma mais natural, assim, o visual ficará despojado. Tranças, coques, rabos-de-cavalo - vale tudo para atenuar a sensação de calor e continuar com um look de arrasar.

Os cabelos tingidos e com química sofrem ainda mais. Então, uma boa dica  dos cabeleireiros para proteger as madeixas coloridas é usar xampus à base de silicone e ceramidas, que formam uma camada protetora e preservam a cor. Tome muito cuidado com o cloro, porque ele pode reagir com a química ou com o tonalizante, provocando ressecamento profundo e, em casos extremos, deixando uma coloração esverdeada.


-  Tenha uma alimentação saudável e balanceada. 



Devido à temperatura, algumas pessoas se sentem mais indispostas para comer no verão, enquanto outras engatam dietas para perder uns quilinhos e chegar bem ao carnaval. Mas nada disso é desculpa para descuidar da alimentação.

Comer pouco não significa comer bem. Ainda mais no verão, quando precisamos modificar alguns hábitos alimentares para repôr os nutrientes, sais  minerais e água que perdemos com facilidade - e sem ganhar uns quilinhos a mais. 

Refeições leves são sempre a melhor opção. Substitua alimentos gordurosos e frituras por frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais  e pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos, muitos líquidos. 

Não deixe de comer por um período muito longo. Segundo os nutricionistas, é preferível comer mais vezes, em menor quantidade. 

Preste atenção ao consumir alimentos perecíveis, principalmente, os que são à base de leite. Se não forem armazenados da forma correta, especialmente no que diz respeito à temperatura, podem causar intoxicação alimentar

Siga essas dicas e aproveite ao máximo tudo que o verão tem a oferecer!

Fontes: [Folha UolSite MédicoTerraNew, Bem Simples]

Um comentário:

  1. Olá Blogueiro,

    As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com o comunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

    ResponderExcluir