terça-feira, 9 de março de 2010

Você sempre pode fazer alguma coisa por alguém. Pense nisso!

Entrou no ar ontem o site Veia Social, idealizado por Lula Ribeiro e Laila Sena, que descobriram, por meios e motivos diferentes, a importância de se doar sangue (Leia mais sobre a história deles e do site aqui). Ambos tiveram a idéia de criar um espaço onde pessoas que necessitam de sangue, ou de outro tipo de doação, possam encontrar outras que já precisaram ou que são doadoras e fazer com que estas experiências sejam trocadas, criando assim uma grande rede em prol desta causa, que é nobre e salva milhões de vidas.

Iniciativas como essa nos ajudam a lembrar de que é possível fazer alguma coisa e nem precisa ser muito. Sempre em períodos de feriados prolongados e de datas importantes como reveillón e carnaval, as autoridades de saúde lançam campanhas de paz no trânsito, de prevenção de doenças e também de doação de sangue. O número de pessoas que são doadores freqüentes não é suficiente para manter os bancos abastecidos. Muita gente desconhece a importância deste gesto ou mesmo acredita que não pode ser um doador. Portanto, é fundamental divulgar e enaltecer iniciativas como a do Veia Social e de outros trabalhos como o do Hemorio, por exemplo.

Além desses, outros hospitais e bancos de sangue em todo o Brasil têm seus projetos. Não apenas visando conseguir novos doadores, como também tentando recrutar voluntários para participarem de toda a sorte de atividades.

Por isso se você tem vontade de fazer alguma coisa, mas tem dúvidas ou não sabe por onde começar; visite o Veia Social, ou o site do INCA, ou do Hemorio, ou de outro hospital ou Instituição Beneficente que exista próximo da sua residência ou do seu trabalho.

Converse também com um médico e tire suas dúvidas sobre doações, tanto de sangue, quanto de órgãos ou de medula. Um pequeno gesto seu pode salvar uma vida. Inclusive a sua!

E você? Conhece algum projeto social interessante? Conte sua experiência!

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Saiba mais sobre doação de órgãos no link: http://bit.ly/cHLx34. O Brasil conseguiu aumentar em 26% o número de doadores de órgãos em 2009, mas ainda é possível fazer mais. Divulgue e ajude a salvar vidas.

    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir