quarta-feira, 3 de março de 2010

Gripe Suína: Ministério da Saúde quer um 2010 sem sustos

Escaldado com a desagradável experiência de epidemia de Gripe Suína no ano passado, que deixou muitas pessoas doentes e fez muitas vítimas, o Ministério da Saúde quer se antecipar a qualquer situação desagradável como essa e vai lançar uma campanha de vacinação focada principalmente nos adultos.

Em janeiro, o Ministério divulgou o Plano Nacional de Vacinação e a população receberá doses da vacina contra o vírus H1N1 a partir de março. A vacinação será realizada em etapas, com o primeiro grupo sendo vacinado já na próxima semana.

Por pedido de autoridades internacionais e de infectologistas, adultos entre 30 e 39 anos, que em princípio estariam fora do plano, também serão vacinados, já que esta foi uma das faixas etárias que mais sofreu com a doença. Com isso, o governo federal pretende aplicar 91 milhões de vacinas, fazendo uma cobertura nacional de combate a gripe suína. Especialistas, aliás, apontam para uma nova onda de contágio da gripe entre maio e junho. Por este motivo, a campanha está programada para ir de 8 de março a 21 de maio.

Os primeiros a serem imunizados serão profissionais de saúde e a população indígena. Em seguida, receberão doses da vacina as gestantes, crianças recém-nascidas e menores de 2 anos, pessoas com doenças crônicas: diabéticos, imunodeprimidos, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias. Depois, adultos saudáveis entre 20 e 29 anos e na seqüência os demais grupos. Como ficariam de fora, os adultos saudáveis entre 30 e 39 anos, serão vacinados na última etapa, entre 10 e 21 de maio.

Então, confira o calendário e já vá deixando reservado na sua agenda uma data, de acordo com o calendário específico referente a sua idade, para você não deixar de se prevenir. No ano passado, o Brasil e o mundo sofreram com esta epidemia. Você pode ajudar a evitar uma nova epidemia. Faça sua parte!


Você teve algum conhecido que sofreu com a doença? Conte sua experiência.

Um comentário:

  1. excellent information, I am happy for you and to your government, fight to control the epidemic and this makes vaccinating more likely to die

    ResponderExcluir