quarta-feira, 10 de março de 2010

Alô? Alô? Hoje é dia do telefone! Você consegue viver sem ele?

Este aparelho sofisticado que você leva no bolso ou dentro da sua bolsa, que hoje em dia serve para tudo, inclusive para fazer ligações, é a evolução da maravilhosa invenção de Alexander Graham Bell. A partir do Telégrafo, Graham Bell conseguiu fazer com que ondas elétricas se tornassem voz. No dia 7 de março, ele obteve a patente nº 174.465, sobre a invenção do telefone. Três dias depois, acidentalmente, Bell conseguiu a transmissão da primeira frase completa por telefone: "Mr. Watson, come here, I need you." (daí a comemoração de hoje.) . O aparelho estarreceu o Imperador Brasileiro D. Pedro II, quando visitou uma exposição na Filadélfia, em 1876, em comemoração ao centenário da independência americana.

No Brasil, a novidade chegou 1 ano depois. Há controvérsias sobre onde haveria sido instalado o primeiro aparelho. Uma das versões afirma que foi na casa comercial “O Grande Mágico”, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, ligando a loja ao quartel do Corpo de Bombeiros. Já a outra, garante que o primeiro aparelho foi um presente que D. Pedro II teria recebido de Graham Bell, com uma linha do Palácio de São Cristóvão até o centro da cidade.

Seja lá onde quer que tenha sido instalado inicialmente, o fato é que o telefone, que por pouco não foi ignorado, pegou no mundo inteiro, tornando-se o primeiro dispositivo tecnológico que diminuiu as distâncias e agilizou contatos em tempo real. A partir da transmissão de voz, o ser humano deu um enorme salto na qualidade e na eficiência da emissão da informação, abrindo caminho para os avanços que vieram em seguida, facilitando as trocas de mensagens tanto pessoais como comerciais, científicas e até mesmo militares, ditando um novo ritmo para a sociedade moderna.

De lá pra cá, este aparelho possuiu muitas formas, saindo da parede e passeando pela casa, até alcançar a mobilidade dos dias atuais, incorporada nos moderníssimos celulares. Portanto, quando você estiver falando no seu telefone sem fio, no seu celular, ou mesmo procurando um número de telefone para encontrar algo que lhe interessa, lembre-se de agradecer a Alexander Graham Bell, pois se não fosse por ele, não poderíamos pedir que entregassem uma pizza quentinha na nossa casa.

E você? Vive sem telefone? Comente!

Um comentário:

  1. "Não vivo sem telefone. É uma tecnologia que eu não conseguiria viver sem. Quando acaba a bateria, é enlouquecedor para mim. Eu falo no telefone o dia inteiro, sou um pouco viciada em telefone",

    Eu gosto muito de chat por tel, entro todos os dias nesse 11 4040-4042 falo pelo telefone com pessoas de qualquer lugar, da cidade de São Paulo, pelo custo de uma ligação local para telefone fixo... sem acréscimo.

    A ligação para o PORTAL AZARAÇÃO ONLINE é totalmente sigilosa. Este serviço não virá discriminado em sua conta telefônica.

    ResponderExcluir