terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia do Dermatologista: veja as dicas para cuidar da sua pele


Hoje, dia 5 de fevereiro, é Dia do Dermatologista.

Esse profissional, formado em Medicina e especialista em Dermatologia, é responsável pelos cuidados com o maior órgão do corpo humano, a pele. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos, como cabelos, unhas e também as mucosas (ex: boca). No Brasil, essa especialidade médica é representada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - a 2ª maior entidade dermatológica do mundo, com quase 7 mil associados.

Clínico ou cirurgião, o dermatologista trata desde infecções, reações autoimunes e inflamatórias, até tumores. Além disso, uma vez que sua atuação reflete diretamente na aparência das pessoas, este médico é muito procurado quando o interesse humano volta-se para a estética. Os aspectos que envolvem o envelhecimento e a busca por uma pele uniforme e perfeita levam milhares de pessoas aos consultórios dermatológicos.

É preciso cuidar da pele e de todos os outros fatores que influenciam seu aspecto para manter uma pele saudável e bonita. Veja abaixo algumas dicas para conseguir um cútis de bebê.

1 - Use sempre protetor solar

Não se esqueça nunca de passar filtro solar assim que acordar. Não importa se o dia está ensolarado, nublado, com chuva e nem se você vai sair de casa ou não: passe SEMPRE protetor solar na pele do rosto, principalmente. Isso porque os raios UV penetram com muita facilidade na pele fina e sensível do rosto, provocando o envelhecimento precoce. Como se sabe, o sol é o inimigo número 1 da pele. Além disso, mesmo se ficar em casa use protetor, pois até a luz artificial das lâmpadas causam danos à nossa epiderme. Não precisamos nem dizer que você deve evitar a exposição excessiva ao sol, né? Nada de ficar torrando. Isso é um crime contra a pele!

2 - Nunca durma com maquiagem

A maioria das mulheres adora usar maquiagem, e fazer uso desses produtos milagrosos é inevitável. Mas não importa se você passou muita ou pouca maquiagem, se está morrendo de sono ou cansaço: nunca se esqueça de tirar TODA a maquiagem antes de dormir, com água, sabonete neutro e demaquilante. O resíduo desses produtos obstrui os poros e causa danos à pele do rosto, como o surgimento de espinhas.

3 - Nunca tenda para o excesso

Banhos muito longos e quentes, excesso de cosméticos e excesso de limpeza podem prejudicar bastante a sua pele. No primeiro caso, a água muito quente pode causar o ressecamento e descamação da pele. Já o uso excessivo de cosméticos pode obstruir os poros, deixando a pele sem vida e oleosa. E quem limpa a pele com sabonetes ou espumas muitas vezes ao dia corre o risco de deixá-la super ressecada. Portanto, nada é bom em exagero. Siga sempre as dicas dos fabricantes e não cometa esses erros.

4 - Tenha uma dieta equilibrada


Lembre-se: uma pele bonita e saudável começa pela saúde do indivíduo. Por isso, manter uma dieta equilibrada é fundamental. Frutas, verduras e legumes variados devem estar inclusos nesse cardápio. Evitar o excesso de gorduras, frituras, sal, açúcar e bebida alcoólica também colabora para uma pele mais bonita. Cereais e proteínas magras também são boas pedidas. Invista numa alimentação melhor e veja os resultados na sua pele.

5 - Beba bastante água

Todo mundo já sabe, mas quase ninguém faz. É muito importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, para repor o líquido que perdemos e manter nosso corpo hidratado. Não adianta usar cremes caros se você não der a sua pele os líquidos que ela necessita para eliminar as impurezas do organismo.

6 - Durma o suficiente


Dormir pouco ou privar-se do sono tem um efeito direto no aspecto visual do seu corpo e pele. Nunca reparou que alguém que passou a noite sem dormir fica com um aspecto desgastado e pouco saudável? É que durante o sono que o corpo se restaura e recupera a energia, e isso reflete diretamente no aspecto da sua pele. Procure dormir pelo menos 7 a 8 horas diariamente.

7 - Faça limpezas de pele e esfoliações sempre que necessário

O ideal é fazer uma limpeza de pele mais profunda uma vez ao mês ou bimensalmente, para ter uma pele sempre lisinha, uniforme e livre de cravos e espinhas. No entanto, caso isso não seja possível, faça semanalmente no rosto uma esfoliação caseira com mel e açúcar ou qualquer outro esfoliante profissional. Já melhora bastante o aspecto da pele.

8 - Faça exercícios regularmente

O exercício físico regular é muito bom para o seu corpo em geral. Não só faz com que você se sinta bem consigo mesmo como também ajuda a limpar as toxinas prejudiciais da sua pele, mantém a sua elasticidade e previne o aparecimento de rugas.

9 - Não fume

Fumar faz com que a pele pareça mais velha, sem brilho e contribui para o aparecimento precoce das rugas. Além disso, faz com que os minúsculos vasos sanguíneos da sua pele sejam reduzidos, o que provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo e consequentemente priva a pele de oxigênio e nutrientes importantes, como a vitamina A. Danifica também o colágeno e a elastina - fibras importantes que dão a força e elasticidade a sua pele. Ou seja, o cigarro é realmente um poderoso inimigo de uma pele bonita.

10 - Frequente o dermatologista

É fundamental visitar regularmente um dermatologista para ver a saúde da sua pele. Observar manchas, sinais, pintas e verrugas pode prevenir o aparecimento de sérias doenças que acometem a pele e seus anexos, como infecções e câncer. O dermatologista é o profissional apto a lhe dar as melhores soluções para a saúde e beleza da sua pele. Por isso, sempre que algo estiver anormal, procure um médico especialista.

Uma dica: para quem gosta de se cuidar, há dezenas de promoções de cosméticos e tratamentos estéticos no TeleListas Ophertas. Encontre uma na sua cidade e aproveite os descontos!   

Parabéns aos dermatologistas pelo dia de hoje! =)
E, se você está precisando um, encontre dermatologistas no Telelistas.net.


Um comentário: