sábado, 9 de fevereiro de 2013

Dicas para curtir um carnaval sem estresse!



O Carnaval chegou e milhões de foliões vão para as ruas em busca de muita diversão. Seja atrás de um bloco, trio elétrico ou qualquer outra situação, é importante ficar atento a algumas medidas que podem garantir sua tranquilidade neste feriadão, fazendo com que você curta os dias de folia da melhor maneira possível, com bastante saúde e sem nenhum estresse.

1 – Não deixe que a festa termine em tragédia: sob nenhuma hipótese dirija alcoolizado. É um enorme e desnecessário risco para você e para os outros.

2 – Use sempre camisinha. Preserve-se!

3 – Diga não à violência: levante a bandeira branca, leve tudo numa boa e evite brigas e confusões. No carnaval, quando as pessoas tendem a exagerar na bebida alcoólica, é preciso relevar algumas coisas para evitar grandes estresses.

4 – Hidrate-se: beba bastante água, sucos e repositores de minerais. Além do calor e do excesso de transpiração causados pelo desgaste em blocos e trios, o álcool também produz desidratação. Para não passar mal, não esqueça de sempre repor os líquidos que seu corpo precisa. Ou seja: água, muita água!

5 – Proteja-se do sol e do calor: Use sempre protetor solar, não fique muito tempo exposto ao sol forte, use roupas leves e chapéus.

6 – Cuidado onde pisa: jamais ande descalço pelas ruas e, até mesmo nas praias, olhe sempre onde pisa. Nos dias de carnaval, as pessoas infelizmente têm a tendência de encher a rua de garrafas, latas e outros itens que podem ser cortantes. Todo cuidado é pouco. Dê preferência a sapatos fechados e ou tênis.

7 - Lave frequentemente as mãos. Evite conjuntivites, gripe H1N1 e outras doenças contagiosas.

8 – Cuidado com o que come: alimentos vendidos na praia ou em carrocinhas podem estar contaminados ou estragados. Por causa do sol, alimentos como maionese e camarão têm grande facilidade de azedar, podendo lhe trazer uma incômoda infecção intestinal, que pode acabar com a sua festa. Não arrisque! Prefira sempre alimentos leves, como frutas, verduras, legumes e grelhados, e não coma em qualquer lugar suspeito.

9 – Não urine na rua: tenha educação, bom senso e ajude a manter a cidade limpa. Nada de pisar em locais como canteiros e jardins também. Preserve o lugar onde você mora ou que outras pessoas vivem.

10 – Se for levar uma criança para a folia, identifique-a com uma pulseirinha com seu nome e telefone. Dê instruções à criança também caso ela venha a se perder de você. Fique de olho o tempo todo, pois no tumulto segundos podem fazer você perder uma criança de vista.

11 – Leve apenas o necessário: ir para lugares cheios como blocos, trios e até mesmo algumas praias, é uma aventura e precisa de alguns cuidados. Não leve muito dinheiro, cartões de crédito e objetos de valor, como cordões e pulseiras. Leve realmente apenas o estritamente necessário, como a identidade, cartão do plano de saúde e uma quantia em dinheiro. Mantenha-os nos bolsos da frente, junto com o celular (jamais nos bolsos de trás!).

12 – Mantenha a atenção: ao menor sinal de brigas e confusões, afaste-se imediatamente. Por isso, é bom não ficar num lugar onde você não terá para onde correr nessas circunstâncias. Procure se posicionar com o mínimo de espaço para uma fuga.

13 – Descanse: não é preciso curtir dia e noite todos os dias do carnaval para se divertir. Procure dormir pelo menos 6h por noite para manter a saúde e a disposição.

14 – Não esqueça dos remédios: se você faz uso de algum medicamento, não esqueça de tomá-los nos dias de folia. Se for estar na rua no horário que precisa tomar, leve-os com você (pode ser até naquelas caixinhas onde dá pra botar vários juntos, é bem prático).

15 – Evite andar de carro: o trânsito no feriadão normalmente está caótico nas cidades mais populares. Prefira utilizar os transportes públicos para se locomover, evitando o estresse e colaborando para um trânsito melhor.

16 – Se for viajar, verifique todos os itens de segurança do carro, incluindo a documentação. Faça uma revisão antes de pegar a estrada para evitar acabar com o seu carnaval por conta de um problema mecânico.

17 - Não deixe de tomar o café da manhã: as proteínas e os carboidratos como os encontrados num pão com mortadela e num copo de leite, são essenciais para manter a energia durante o dia.

18 - Bebidas energéticas dão uma energia extra, mas não devem ser misturadas com bebidas alcoólicas, pois o resultado pode ser desastroso.

19 - Aposte nas barrinhas de cereais, pois são leves, fáceis de serem transportadas, cabem num bolso e mantêm os níveis de glicose no sangue. Você pode também fazer sanduíches com geléias, que não estragam tão facilmente.

20 - Não compre latas de cerveja ou refrigerantes que estejam danificadas, perfuradas, ou com o lacre violado, você não sabe o que podem ter colocado lá dentro. E não aceite, sob hipótese alguma, bebidas de estranhos.

21 – Cuidado com o mar, ele pode ser muito perigoso, principalmente se você tiver sob efeito de bebidas alcoólicas ou outras substâncias que afetam a concentração e o raciocínio.

22 – Se alguém passar mal, se machucar ou se você encontrar uma criança perdida, procure imediatamente o Corpo de Bombeiros ou outro órgão responsável.

Agora mais uma última dica valiosa: baixe no seu smartphone o aplicativo TeleListas.net, que te ajuda a encontrar tudo que você precisa bem perto de você, em qualquer cidade brasileira. Assim fica bem mais fácil não passar perrengue e encontrar bancos, restaurantes, farmácias etc onde você estiver. O app é gratuito e muito funcional! Baixe antes de cair na folia e tenha um guia telefônico sempre à mão.

Bom carnaval a todos!

Paz, juízo e muita alegria! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário