segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Piscinas: saiba tudo sobre este sonho de consumo no verão


No verão, quando a temperatura sobe e a gente quase derrete de calor, todo mundo pensa logo no sonho de ter uma piscina em casa para se refrescar. Hoje, com os vários tipos de piscinas existentes, é bem mais fácil comprar uma, já que há opções para todos os gostos e bolsos. As de plástico, vendidas em supermercados e lojas de departamento, são as mais práticas, pois podem ser montadas e desmontadas com bastante facilidade, além não possuírem uma manutenção muito trabalhosa. Já as de fibra e de azulejo são opções mais caras e que necessitam de uma manutenção mais complexa, porém são mais sofisticadas e duram a vida inteira quando bem cuidadas. E hoje em dia, com as facilidades de crédito e parcelamento, são opções bastante procuradas pelos brasileiros devido à sua beleza e durabilidade.

No entanto, é preciso cuidar de sua manutenção, que deve ser periódica. Um dos primeiros passos é limpar sempre os arredores da piscina, varrendo em sentido contrário para que a sujeira e a poeira acumulada não caiam dentro da água. Quando necessário, é preciso escovar as paredes da piscina para que não acumulem limo e gordura (decorrente de cremes, protetor solar e até mesmo do nosso próprio corpo). Nunca utilize palha de aço, escovas metálicas e esponjas abrasivas para fazer essa limpeza. A seguir, basta limpar as bordas da piscina usando um limpa-bordas apropriado.

Também é fundamental fazer o processo de purificação da água. Quando ela se apresenta suja por folhas, insetos etc, basta retirar com uma peneira todas as impurezas visíveis. Caso a água esteja turva, ela deverá ser tratada para retirar as partículas sólidas em suspensão. Neste caso, adiciona-se o sulfato de alumínio isento de ferro. Este produto, pela sua constituição química, acidula a água. Para diminuir essa acidez, coloca-se carbonato de sódio, que possibilita a formação de hidróxido de alumínio, uma substância gelatinosa que tem a propriedade de retirar do meio líquido todos os sólidos em suspensão. Em seguida, deixa-se em repouso durante 3 ou 4 horas para que toda “massa gelatinosa” se deposite no fundo, sendo retirada por aspiração.

Além disso, é preciso observar e fazer a manutenção de uma série de outros itens, como a bomba, o filtro, o skimmer, o cloro da água etc. Por isso, quem tem piscina precisa contratar um serviço especializado periodicamente para que eles promovam o tratamento adequado da água e dos seus itens periféricos.

Ficou animado com a ideia de ter uma piscina pra chamar de sua? Procure hoje mesmo uma loja de materiais de construção ou venda de piscinas de fibra e aproveite o carnaval em grande estilo! Mas não se esqueça: para aumentar sua vida útil, é preciso estar sempre com a manutenção em dia. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário