quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Como curar a ressaca pós-carnaval


É, o carnaval acabou e agora o ano começa pra valer, como muita gente diz. Os dias de folia são ótimos, animados, alegres e também costumam ser regados a muita cerveja, caipirinha ou bebida alcoólica de modo geral. Isso sem falar no fato de que, durante o feriadão, muita gente se alimenta mal e come qualquer coisa pela rua. Com isso, quem sofre as consequências do carnaval é o nosso fígado e o nosso estômago

Quando consumimos muita bebida alcoólica, o aparelho digestivo tem muito trabalho extra. O estômago precisa fabricar mais suco gástrico, e o fígado mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes no álcool. O intestino necessita produzir mais suco entérico e ainda fica com o trânsito mais lento. Por isso, é muito importante promover uma “limpeza” do aparelho digestivo após muitos dias seguidos consumindo álcool e se alimentando mal.

Para começar, redobre os cuidados com a alimentação: nos próximos dias, evite comidas gordurosas e pesadas, além da carne vermelha (que sobrecarrega o fígado), investindo em muitas frutas, verduras, legumes e grelhados. Além de mais fácil digestão, os vegetais vão trazer ao organismo vitaminas que auxiliarão no funcionamento dos rins e do fígado, os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação. Ricos em vitaminas do complexo B, os alimentos chamados “brássicos”, como couve-flor, brócolis e couve, são importantes na recuperação do funcionamento do fígado e do metabolismo celular. Beber muita água e água de coco (extremamente saudável e excelente para repor os sais minerais) também ajudam a “recompor” o organismo.

Quem já abusou das bebidas alcoólicas conhece as conse­quências: falta de coordenação motora, enjoo, dor de cabeça, corpo “pesado”, concentração afetada, cansaço etc. A sensação de ressaca ocorre devido à desidratação ocorrida após uma ingestão de grande quantidade de álcool. Portanto, é preciso ingerir muito líquido para se reidratar. Para curar a ressaca, podemos contar com alguns alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado. Veja abaixo duas receitas infalíveis que vão ajudar você a se recuperar da ressaca.

Chá de Boldo

Ingredientes
l 1 litro de água
l 2 colheres (sopa) de folhas frescas de
boldo-do-chile

Preparo: em uma panela, leve ao fogo a água e as folhas de boldo-do-chile. Ferva durante 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.

Suco anti-ressaca

Ingredientes: Maçã (1 unidade média descascada), Cenoura (½ unidade descascada), Aipo ou salsão (1 talo pequeno) e Laranja (suco de 1 unidade)

Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.

Suco de couve, laranja e mel

Ingredientes: 1 folha de couve (sem o talo), 1 copo de 200 ml de suco de laranja,
2 colheres de sopa de mel, gelo.
Preparo: Basta bater tudo no liquidificador e beber na mesma hora (deixar muito tempo na geladeira faz com que os alimentos percam suas propriedades). A couve é uma boa pedida, já que é excelente fonte de ferro, potássio e vitamina C.

Escolha uma dessas receitas, siga uma dieta leve e saudável e mande embora a ressaca pós-carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário