terça-feira, 31 de maio de 2011

Cartilha com erros de concordância não deveria ser usada nas escolas.


“Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado”. Os erros de concordância dessa frase podem soar mal para muitos, mas pra tantos outros passam desapercebidos, e isso tudo depende do contexto no qual ela é inserida.

É exatamente sobre isso que trata um capítulo do livro “Por uma Vida Melhor”, distribuído pelo MEC a mais de 4 mil escolas do país. Os autores tratam sobre as diferenças de registros dos discursos oral e escrito, e afirmam que não é errado falar frases que não estariam de acordo com as normas cultas da Língua, desde que seu contexto permita. De outra forma a pessoa pode sofrer preconceito linguístico.


O assunto dividiu opiniões, e por isso, quisemos saber a sua em nossa última enquete:

“O que você acha de as escolas adotarem a polêmica cartilha que ensina a Língua Portuguesa com erros de concordância?”

- 1350 (62,79%) Um absurdo. A obrigação da escola é ensinar o idioma da forma correta.
- 333 (15,49%) Acho errado, pois a cartilha ensina não uma forma coloquial da língua, mas uma forma gramaticalmente incorreta.
- 318 (14,79%) Acho válido, já que o uso informal da língua acaba modificando a norma culta.
- 149 (6,93%) Acho que é hipocrisia ser contra, já que grande parte da população fala dessa forma.

Com um total de 2150 votos, mais da metade dos participantes, 78,28%, mostrou ser contra a utilização da cartilha nas escolas, já que a função delas é justamente ensinar a língua, ainda que coloquialmente, de acordo com as regras gramaticais. Por outro lado 14,79% deles não vêem problema no uso da cartilha, uma vez que a língua informal sempre influenciou a norma culta. E 6,93% mais do que apoiar a cartilha, acha hipocrisia negar a forma como grande parte dos brasileiros falam.

Depois da discussão gerada em torno do assunto, o MEC anunciou que não se envolverá na polêmica uma vez que o livro segue os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) -normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos.


Com o Dia dos Namorados à vista queremos saber na nossa próxima enquete se você já teve um relacionamento amoroso com alguém que conheceu pela internet? 

Um comentário:

  1. OSVALDO BISPO SOUZA CONHECIDO COMO VARDINHO LA DA ZONA RURAL DA FAZENDA PATI EM IRARA E OURIÇANGAS E CIDADES VIZINHAS NO INTERIOR DA BAHIA E REGIOÊS DO BRASIL QERO TI DIZER QUE ESTE SISTEMA TEM QUE COMEÇA JÀ EM OURIÇANGAS E PORQUE O POVÂO SÂO MUITOS ATRASADO A MAIORIA ESTUDA EM ESCOLAS DE BURRO OU DIZER MELHOR NEN BURRO OU ANIMAL QUER ESTUDAR NAS ESCOLAS DE OURIÇANGAS E PORQUE SÂO UM ESTUDO MUITO FRACO QUE A MAIORIA QUE PASSA POR AQELAS ESCOLAS ELES VOLTA PARA TRABALHAR NA AGRICULTURA COMO ESCRAVO OU OUTROS MAIS FIM ?

    ResponderExcluir