quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tecnologia x Leitura

Vivemos em um mundo cada vez mais dominado pelas parafernálias eletrônicas que facilitam nossa vida e muitas vezes esta facilidade nos torna tão dependentes das máquinas que por pura praticidade, deixamos de executar tarefas mais simples, como decorar um número de telefone, fazer contas... Para muitos, no entanto, isto pode ser um problema (Fonte: O Globo).

Sobre este assunto, o TeleListas.net perguntou aos seus usuários: Estudiosos e educadores discutem se o excesso de tecnologia prejudica a inteligência. Na sua opinião:

Dos 1.199 votos, o resultado foi:

- 623 (51,96%) opinaram que “É relativo. Ela facilita algumas ações, mas amplia o acesso ao conhecimento.”
- Já 270 (22,52%) acham que “Sim, prejudica. Ela substitui o raciocínio e torna a mente preguiçosa.”
- Outros 244 (20,35%) acreditam que “Não prejudica. Amplia o saber e desenvolve outras habilidades.”
- E 62 (5,17%) disseram que ‘Não importa, já que não há como impedir esse avanço.”

A tecnologia, de fato, é um importante aliado nas tarefas diárias, auxiliando no gerenciamento do nosso tempo e nos permitindo realizar ações e alcançar uma gama de conhecimentos antes inimaginável.

Porém, como tudo na vida que é exagerado, pode sim, vir a comprometer certas habilidades que nos são muito úteis e importantes para o contínuo funcionamento de nossas capacidades.

O importante é aliar este enorme “poder” dado pela tecnologia às atividades cotidianas e não torná-la único meio de ação. O equilíbrio, também aqui é fundamental.

- Brasileiro gosta de ler?

Um dos grandes ameaçados pelo avanço tecnológico é o livro. Para alguns estudiosos, o livro - como conhecemos hoje - pode estar com seus dias contados e se não se modernizar poderá perder espaço. Mas, da mesma foram que os jornais impressos não perderam seu valor, o livro. continua impondo sua importância. Os números da última Bienal, realizada no Rio, comprovam isso, não só pelo grande número de visitantes, como também pela quantidade média de livros adquiridos por este público (Fonte: O Globo). Estes dados ajudam a combater a idéia de que o brasileiro não é muito chegado a leitura. Será que isso é verdade?

Este é o assunto da nova enquete do TeleListas.net. Participe! Dê seu voto e deixe aqui seu comentário sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Olá!
    Boa noite!
    Muito legal o Blog...
    Acabei de cadastrar a minha escola no Tele-Listas.

    Abraço!


    www.performancenatacao.blogspot.com

    ResponderExcluir