quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novelas e Educação:

Entre os dias 15 e 22 de Junho o TeleListas.net abordou, em sua pesquisa, um tema que está na casa de todo brasileiro: as novelas. O jornal americano Washington Post (Fonte: Folha) realizou uma matéria sobre a influência das telenovelas nos hábitos e costumes da sociedade tupiniquim. De acordo com o jornal, as produções são tão fortes e influentes em nossa cultura, que são responsáveis por mudar costumes e incluir novos hábitos no dia-a-dia das pessoas.

Sobre este tema, o site perguntou: Matéria do Jornal americano “Washington Post” diz que novelas alteram costumes dos brasileiros. Para você:

Participaram da pesquisa 1.737 internautas. O resultado foi o seguinte:

- 1110 (63,90%), disseram que “É relativo. Nunca alterei nada. Mas acredito que as pessoas se influenciam.”
- Já 333 (19,17%), acham que “É verdade. Já fiz e comprei muitas coisas por causa delas.”
- Outros 50 (2,88%), acreditam que “Não é verdade. Acho que elas não têm capacidade de alterar a vida das pessoas.”
Agora, a parcial que mais chama atenção diz respeito aos 244 (14,05%) que afirmaram: “Não vejo novelas.”

Faça você parte dos 14,05% que dizem não assistir ou dos 63,90%, que não se influenciam, é difícil negar o poder que as novelas exercem. Querendo ou não, elas fazem parte do nosso dia-a-dia; seja em um tipo de roupa que entra na moda, um estilo, um corte de cabelo ou mesmo uma gíria, da mesma forma como o cinema, a música ou outro tipo de comunicação que atinja as massas de alguma maneira. Admitindo ou não, pense bem e você vai se lembrar que, em algum momento, já usou, pelo menos, uma expressão imortalizada por uma novela. “Tô certo ou to errado?!” Ih... “Are baba!” Escapou!

Diploma. Será que eu quero?

Esta semana, o TeleListas.net quer saber sua opinião sobre um assunto que tem causado muita polêmica, dentro e fora das salas de aula de todo o país. É a pergunta que não quer calar: É preciso ter diploma para ser jornalista?

Em meados da última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) (Fonte: UOL) bateu o martelo que não. Várias entidades, associações e sindicatos de jornalistas estão indignados com a sentença. E você? Qual a sua opinião sobre esta polêmica? Vá até o TeleListas.net e dê o seu voto. Queremos também o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário