terça-feira, 30 de junho de 2009

Diplomados e Boleiros

Querendo saber a opinião dos seus usuários sobre a polêmica decisão do STF (Fonte: UOL) em acabar com a exigência do Diploma para o exercício da profissão de jornalista, o TeleListas.net realizou em seu site, na última semana, uma enquete que perguntava:

O STF decidiu que não é preciso ter diploma em jornalismo para o exercício da profissão. A decisão é:

Um total de 2712 usuários escolheram as opções propostas e o resultado foi o seguinte:

- 1430 (52,73%) Acreditam que a medida é "Correta. Existem vários profissionais renomados que não têm diploma."
- Outros 1081 (39,86%) afirmam que é "Errada. É preciso aprender técnicas, teorias e ética da profissão."
- Para 116 (4,28%) acham a medida "Exagerada. A habilitação em Jornalismo é desnecessária. O diploma em Comunicação, não."
- Já 85 (3,13%) dizem "Não tenho opinião formada."

O resultado aponta que embora a maioria pense que o diploma para Jornalistas é desnecessário, uma significante parcela também acredita que possuir o diploma é importante. Aqui entram aqueles que não aceitam o fim da exigência e aqueles que até compreendem que a habilitação em jornalismo seja um excesso, já que o profissional sai diplomado em Comunicação Social.

Esta realmente é uma decisão difícil pois, ao mesmo tempo que não podemos ignorar a presença cada vez mais marcante da tecnologia em nossa vida, que permite que cada um possa expressar suas idéias em um campo livre como a internet; por outro, temos que pensar que estes profissonais que dedicaram anos da sua vida aos estudos das teorias, das técnicas e do senso de ética da profissão, não podem ser ignorados e muito menos diminuídos.

Saber escrever, falar ou se expressar, de fato, não é monopólio de uma única profissão. Mas, é obrigação desta, dentro de sua área de atuação, saber os limites da ética e, muitas vezes, colocar o compromisso com a verdade e com o bem comum acima dos interesses individuais. Aliás, tenha diploma, ou não, este deve ser o compromisso maior de quem produz informação e não há melhor lugar do que em sala de aula para se ter consciência disso.

- A Copa (das conferderações) é nossa!!!

Será que o ufanismo e o otimismo exagerado vão tomar conta desta seleção de Dunga para 2010, como aconteceu com a seleção de Parreira, em 2006, depois da conquista do mesmo torneio, em 2005?

É inegável que o Brasil fez uma campanha brilhante (Fonte: O Globo). Ganhou todos os seus jogos, soube reverter situações complicadas e soube também tornar fáceis jogos que, em teoria, seriam muito difíceis. Por isso, esta semana o TeleListas.net quer saber se você acha que o Brasil é o grande favorito para a Copa do Mundo.

Visite o site. Participe. Deixe seu voto lá e seu comentário aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário