quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Cibervadiagem: Você sabe o que é isso?

Pois visitar um blog como o meu e ler matérias no seu horário de trabalho é um exemplo de Cibervadiagem. Mas, calma! Como este blog é dedicado a temas voltados para sua atividade profissional, você está fazendo algo ligado ao seu trabalho, portanto não está cometendo este “delito”. Ou seja, cibervadiagem é quando você utiliza tempo do seu horário de trabalho para navegar na web em sites ou portais que nada tem a ver com a sua ocupação e gasta muito tempo nisso.
Você não sabia disso, não é? Nem eu! Descobri, porque estava pesquisando na internet (não viajando, porque no horário comercial a gente faz pesquisa) algo interessante para dividir com vocês e me deparo com esta notícia no G1 sobre esta maneira moderna de driblar, um pouquinho, o trabalho.


De acordo com a matéria, os funcionários de grandes empresas nos Estados Unidos dedicam cerca de um quinto do seu tempo no escritório a atividades pessoais, como pagar contas, fazer compras on-line e mandar e-mails pessoais; este último, aliás, é o principal responsável pela distração dos trabalhadores.
Mas não pense que isto é uma novidade da era da internet. Mesmo em tempos de tecnologia menos avançada como a de hoje em dia, os trabalhadores sempre procuraram maneiras de se distrair no horário de trabalho.
Em muitos casos, isto não necessariamente leva a perda de qualidade do serviço. Há correntes, inclusive, que defendem que ambientes onde há maior liberdade para o funcionário, há maior satisfação e criatividade.
Tirar uns minutinhos de folga, lendo uma fofoca, por exemplo, (veja a Lista dos maiores culpados pela cibervadiagem) para esfriar a cabeça e retomar um problema difícil é válido. Deve-se ter cuidado, no entanto, em não fazer com que estes passeios tomem uma grande parte do seu dia. Ai, você vai estar sendo, de fato, um cibervadio.

O importante, portanto, é que cada um saiba usar com responsabilidade a liberdade que a sua empresa oferece e utilizar isto em benefício do seu trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário