terça-feira, 31 de maio de 2011

Cartilha com erros de concordância não deveria ser usada nas escolas.


“Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado”. Os erros de concordância dessa frase podem soar mal para muitos, mas pra tantos outros passam desapercebidos, e isso tudo depende do contexto no qual ela é inserida.

É exatamente sobre isso que trata um capítulo do livro “Por uma Vida Melhor”, distribuído pelo MEC a mais de 4 mil escolas do país. Os autores tratam sobre as diferenças de registros dos discursos oral e escrito, e afirmam que não é errado falar frases que não estariam de acordo com as normas cultas da Língua, desde que seu contexto permita. De outra forma a pessoa pode sofrer preconceito linguístico.


O assunto dividiu opiniões, e por isso, quisemos saber a sua em nossa última enquete:

“O que você acha de as escolas adotarem a polêmica cartilha que ensina a Língua Portuguesa com erros de concordância?”

- 1350 (62,79%) Um absurdo. A obrigação da escola é ensinar o idioma da forma correta.
- 333 (15,49%) Acho errado, pois a cartilha ensina não uma forma coloquial da língua, mas uma forma gramaticalmente incorreta.
- 318 (14,79%) Acho válido, já que o uso informal da língua acaba modificando a norma culta.
- 149 (6,93%) Acho que é hipocrisia ser contra, já que grande parte da população fala dessa forma.

Com um total de 2150 votos, mais da metade dos participantes, 78,28%, mostrou ser contra a utilização da cartilha nas escolas, já que a função delas é justamente ensinar a língua, ainda que coloquialmente, de acordo com as regras gramaticais. Por outro lado 14,79% deles não vêem problema no uso da cartilha, uma vez que a língua informal sempre influenciou a norma culta. E 6,93% mais do que apoiar a cartilha, acha hipocrisia negar a forma como grande parte dos brasileiros falam.

Depois da discussão gerada em torno do assunto, o MEC anunciou que não se envolverá na polêmica uma vez que o livro segue os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) -normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos.


Com o Dia dos Namorados à vista queremos saber na nossa próxima enquete se você já teve um relacionamento amoroso com alguém que conheceu pela internet? 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Resultado da Promoção O Noivo da Minha Melhor Amiga.

Chegou a hora tão esperada. Conheça agora as 3 piores situações para conhecer a pessoa certa!


Queremos dizer que escolher essas situações não foi uma tarefa fácil. Depois de centenas de frases, selecionamos as 8 respostas mais criativas e divertidas, e elas passaram por uma comissão julgadora, com membros das equipes do TeleListas.net e da Editora Agir, que votou nas 3 melhores.

Antes de anunciar os vencedores, gostaríamos de parabenizar TODOS os participantes, as respostas estavam incríveis e a disputa foi bem acirrada.

Então, vamos ao que interessa! As 3 participantes que seguem o @TeleListas e a @agireditora, e que vão levar um exemplar do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga pra casa são:

@nann_da - "Em dia de saldão de loja de eletro, brigando com a mãe dele por causa de uma torradeira!"

@_rainhadecopas_- "Na livraria, comprando um livro de auto ajuda como: 1001 maneiras de casar em menos de um mês."

@Adrianazinha - "Numa noite você de pijama e meia furada, deitadona no sofá, seu irmão traz ELE pra jantar!"

Parabéns as vencedoras e aproveitem o presentão! Fiquem ligadas no Twitter, pois entraremos em contato com vocês via DM.


E se você não ganhou, não fique triste. Você ainda pode se apaixonar por essa história! O Noivo da Minha Melhor Amiga está à venda nas melhores livrarias e em cartaz nos cinemas.


Pra você que ficou curioso em saber quais outras piores situações para conhecer a pessoa certa, aqui vai a lista com as 8 melhores respostas:

- "Em dia de saldão de loja de eletro, brigando com a mãe dele por causa de uma torradeira!" (via 
@nann_da)
- "Na livraria, comprando um livro de auto ajuda como: 1001 maneiras de casar em menos de um mês." (via @_rainhadecopas_)
- "Numa noite você de pijama e meia furada, deitadona no sofá, seu irmão traz ELE pra jantar!" (via @Adrianazinha)
- "Enquanto compra lingerie gigante para dar de presente para a avó." (via )
- "Quando ele torce o pescoço pra te olhar e você não repara que é pela saia presa na calcinha." (via )
- "Quando o seu namorado chega com um carro de telemensagem na academia." (via )
- "Quando seu amigo pegador esta por perto." (via )
- "Sendo atendida por um médico gato, com seu olho roxo e sem um dente."  (via 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rock in Rio- Bagunça na programação desagrada.

Depois de 10 anos, o Rock in Rio volta pra casa. O festival de música, que em suas nove edições reuniu mais de 5 milhões de pessoas e 656 bandas, contará, em sua 10ª edição, com um público de 600 mil pessoas, além de mais de 150 atrações nacionais e internacionais. Dentre elas estão: Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, Nx Zero, Marcelo D2, Ivete Sangalo, Detonautas, dentre outros artistas nacionais, e Katy Perry, Rihanna, Elthon John, Red Hot Chilli Peppers, Slipknot, Metallica, Shakira, Coldplay, Evanescence, Guns n’Roses, e muito mais.


Os ingressos para o Rock in Rio 2011 começaram a ser vendidos já no ano passado, mesmo com apenas 12 bandas confirmadas na programação. Os 100 mil “Rock in Rio Cards” acabaram após 24 dias de venda. Já a venda oficial dos ingressos para os 6 dias (23, 24, 25 e 30 de setembro; 01 e 02 de outubro) começou no dia 7 de maio e foi encerrada 4 dias depois.

Em todos os pontos de venda as filas eram enormes. Algumas pessoas dormiram nas filas, outras enfrentaram horas embaixo de sol ou chuva, e, ainda assim, muitas não conseguiram garantir seus ingressos.

Por isso, quisemos saber em nossa última enquete:

“Você vai ao Rock in Rio 2011?”

- 1136 (57,69%) Não. A programação desse ano está ruim, muito bagunçada.
- 526 (26,71%) Até gostaria, mas o RJ fica longe para mim.
- 213 (10,82%) Queria ir, mas os ingressos acabaram e não consegui comprar.
- 94 (4,77%) Vou, claro! Já estou com meu ingresso em mãos.


Com um total de 1969 participantes, mais da metade, 57,69%, acha que a programação, não foi bem planejada, misturando diferentes estilos em um mesmo dia (como por exemplo Claudia Leitte no mesmo dia do Elthon John), e por isso, não tem interesse em ir ao festival. Já 26,71% moram fora do Rio de Janeiro, e dizem que o local do evento é o principal motivo de não participarem. Em terceiro lugar, 10,82% das pessoas ficaram na vontade, já que não conseguiram seus ingressos a tempo. Enquanto 4,77% fazem parte dos 600 mil sortudos que já estão com ingressos garantidos e estarão na Cidade do Rock no fim de novembro/ início de outubro.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Promoção O Noivo da Minha Melhor Amiga


O TeleListas.net e a Editora Agir trazem um presentão pra você:

Rachel sempre foi uma boa moça, até meio bobinha e sem graça. Mas na sua festa de 30 anos, depois de uma bebedeira, dormiu com Dex - o noivo de Darcy, sua melhor amiga – e se deu conta que ele era o homem da sua vida.

A partir daí, Rachel começa a repensar sua vida e percebe duas coisas importantes: 1) que a linda e popular Darcy nunca foi exatamente o que se espera de uma melhor amiga; 2) que sempre amou Dex. Dividida entre a amizade e o amor, ela terá que resolver urgentemente essa situação, já que o casamento está cada dia mais perto.

Quer descobrir como termina essa história? É muito fácil!

1) Siga @TeleListas e @agireditora no Twitter;
2) Envie uma mensagem respondendo a pergunta: “Qual a pior situação pra conhecer a pessoa certa?”, seguindo o modelo: “Explicação da situação. http://ow.ly/4VAiW (via @TeleListas) #Qsituacao
Ex.: Quando você está na fila do mercado, toda desarrumada e despenteada. http://ow.ly/4VAiW via @TeleListas #Qsituacao 

As 3 respostas mais criativas ganham um exemplar do livro O Noivo da Minha Melhor Amiga.

Serão consideradas as mensagens enviadas até às 23h59min do dia 20/05
(sexta-feira), e os 3 vencedores serão anunciados a partir do dia 23/05 (segunda-feira), aqui mesmo no blog.

Quanto mais frases enviar, mais chances de ganhar!

Abuse da criatividade e boa sorte! ;)


Lembrando que essa promoção só vale via Twitter. As respostas postadas nos comentários não valem.

Se você não tem Twitter ou quer saber mais sobre como funciona, veja aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A maioria dos internautas acredita que Bin Laden ainda pode estar vivo.

Após o atentado de 11 de setembro de 2001, os EUA decretaram guerra ao terror, prometendo capturar o líder da Al-Qaeda, e responsável pelos atentados das torres gêmeasWashington, Osama Bin Laden. Desde então, intervenções militares norte-americanas têm sido constantes na região do Oriente Médio, como as invasões do Iraque Afeganistão.

Entretanto, no último dia 1º de maio, o presidente Barack Obama fez um pronunciamento no qual notificava a morte do terrorista mais procurado do mundo, durante uma ação da inteligência e das forças militares norte-americanas, no Paquistão.

E já que a justificativa oficial do governo dos EUA, para invadir o Afeganistão, sempre foi a captura de Osama, quisemos saber sua opinião sobre a saída das tropas norte-americanas do país, perguntando em nossa última enquete:

"Com a morte de Osama Bin Laden, você acha que os EUA devem sair do Afeganistão?"

- 867 (64,80%) Na verdade, eu nem acredito que ele esteja morto. A história de jogar o corpo no mar foi bem estranha.
- 236 (17,64%) Sim. Os EUA já gastaram milhões de dólares, e muitos inocentes morreram para que o Osama fosse morto. Chega de guerra.
- 235 (17,56%) Não. O líder morreu, mas ele continua sendo um herói para os seguidores, que vão querer vingar sua morte. 

Com o total de 1338 votos, mais da metade dos participantes não acha que Osama esteja realmente morto, e só acreditam vendo. Em contra partida, os 35,2% restantes, se mostraram bem divididos quanto a saída dos militares norte-americanos do país. Com uma diferença de menos de 1%, 17,64% deles acham por bem a retirada das tropas e o fim da guerra, enquanto 17,56% crêem que a guerra ao terror não acabou com a morte do líder terrorista, já que isso pode gerar um revanchismo e, por isso, é melhor que continue tudo como está.

Após o anúncio feito pelo presidente dos EUA, as ruas do país foram tomadas por milhares de pessoas que comemoravam a morte de Bin Laden. Mas para Chris Douglas-Robert, jogador da NBA, tal comportamento foi lamentável. 

O jogador recriminou a postura dessas pessoas, em seu perfil do twitter, dizendo que a morte do terrorista não deveria ser celebrada, muito menos ser motivo para o início de uma guerra religiosa. A polêmica tomou o microblog, e Chris foi duramente criticado, em resposta ele disse: “Eu sou o idiota? Você é cristão. Deus ficaria feliz com você comemorando a morte? Foram necessárias 919.967 mortes para matar este cara. Foram necessários dez anos e duas guerras para matar este cara. Custou-nos aproximadamente R$ 1,9 trilhões para matar este cara. Mas estamos vencendo (sarcasmo)”.


Participe também da nossa próxima enquete: Você vai ao Rock in Rio 2011?

[Fonte: Uol]

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!




Ela te deu a vida, amor e carinho. Te educou, cuidou e puxou sua orelha quando você mereceu, por mais que doesse nela também. Sim, porque ninguém no mundo te ama tanto quanto ela. 

Então, dê um abraço bem apertado, encha sua mãe de beijos e mimos, e diga o quanto você a ama. Se não comprou presente, tudo bem. Basta um "Eu te amo", e ela vai se sentir a mulher mais feliz do mundo.

FELIZ DIA DAS MÃES! :)



quarta-feira, 4 de maio de 2011

População Britânica também divide a conta do casamento real.


Desde novembro do ano passado, quando Kate Middleton e príncipe William anunciaram o noivado, o mundo todo estava apreensivo pelo casamento real. No início de abril, especulações sobre cada detalhe da cerimônia começaram a tomar conta da mídia, principalmente sobre as quantias a serem gastas. 

Acredita-se que o vestido de noiva tenha custado 30.000 libras, e que os pais de Kate gastaram cerca de 100.00 libras. Mas o que mais chamou a atenção foi o custo que o próprio governo britânico teria que arcar para cobrir as despesas com segurança durante o evento, algo estipulado em 5 milhões de libras. Por isso, quisemos saber sua opinião sobre o assunto em nossa última enquete, e perguntamos:

"O que você acha do governo britânico gastar cerca de 5 milhões no esquema de segurança do casamento real?"

- 761 (52,96%) Um absurdo. Deveriam usar esse dinheiro em prol do próprio povo.
- 425 (29,58%) Acho errado, mas faz parte das tradições de uma monarquia. 
- 251 (17,47%) Acredito que valha a pena pela importância da cerimônia para o país, e por todo encanto envolvido.

Com um total de 1437 votos, a grande maioria, 82,54%, não concorda com tal gasto em uma cerimônia da realeza. Embora mais da metade dos participantes acredite ser um absurdo que tanto dinheiro seja gasto, já que poderia ser usado em favor do povo britânico, quase 30% deles diz que, apesar de tudo, isso faz parte das tradições monárquicas. Somente a minoria de 17,47% avalia como um preço justo a ser pago pela importância e suntuosidade que o evento tem no país. 


O que muitos não sabem é que as bodas reais também aqueceram a economia do país. O aumento de 500 mil turistas nos 4 dias do fim de semana da cerimônia levou ao aumento na venda de souvenires, moedas comemorativas, réplica de joias, comidas, bebidas, além do lucro do setor hoteleiro. A última semana de abril contou com um aumento de 212% nas reservas de hotéis, comparando ao mesmo período de 2010. No fim, a conta nem saiu tão cara assim.

Confira também nossa próxima enquete: Com a morte de Osama Bin Laden, você acha que os EUA devem sair do Afeganistão?


[Fontes: FolhaNotícias Google]