sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Outubro Rosa: o mundo na luta contra o câncer de mama

Em outubro, várias cidades pelo mundo iluminam de rosa seus famosos monumentos, prédios públicos, pontes etc. A ação conhecida como Outubro Rosa surgiu em 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população na luta contra o câncer de mama. Essa causa também foi abraçada pelos cariocas, que terça-feira passada (dia 5 de outubro) começaram a iluminar o Cristo Redentor.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2010 tenhamos 49.240 casos de câncer de mama. Com isso, é sempre importante ficarmos informados sobre o assunto.

O câncer de mama não tem uma causa específica. Seu desenvolvimento se dá a partir de uma série de fatores de risco, dentre os quais estão o histórico familiar, menarca (primeira menstruação) precoce, o aumento da idade, a menopausa tardia, não ter engravidado ou ter filhos depois dos 30 anos. Esses, é claro, não são modificáveis; mas existem alguns outros, como o consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa, sedentarismo e não-amamentação, que podemos controlar. Mudar o estilo de vida, adotando uma alimentação saudável e balanceada com bastante frutas, legumes e verduras, além da prática regular de exercícios, pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama.

O sintoma mais comum de identificação da doença é o aparecimento dos nódulos (ou caroços), mas há outros menos frequentes como edemas parecidos com casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo).

É sempre bom lembrar que nem todo tumor na mama é maligno, não é sempre que os nódulos são detectados através do autoexame, e se diagnosticados precocemente, há 95% de chance de cura. Por isso, é muito importante que toda mulher acima dos 40 anos faça uma mamografia por ano, o que por lei é assegurado de forma gratuita pelo SUS.

Saiba mais sobre a saúde da mama no nosso site http://www.telelistas.net/mama/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário