sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ao mestre, com carinho!

O dia do professor é comemorado em vários países pelo mundo, mas apenas em alguns deles é considerado feriado escolar como no Brasil - onde é celebrado dia 15 de outubro.
A data é originária do Decreto Federal 52.682/63, do ano de 1827, no qual D. Pedro I instituía o Ensino Elementar no Brasil. A partir dele, importantes questões foram levantadas como: os salários dos professores, a descentralização do ensino e as matérias básicas obrigatórias. Entretanto, seu ponto fundamental era o estabelecimento das escolas primáriaschamadas na época de “Escolas de Primeiras Letras”- por todo país. 
A ideia de instituir o dia como feriado, no entanto, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker. Ele propôs uma reunião na escola em que trabalhava, com o objetivo de discutir problemas relacionados à profissão, além de promover uma confraternização com pais e alunos. A partir do sucesso da reunião, outras escolas passaram a adotar a data para esses fins, o que acabou por torná-la importante dentro da estrutura escolar brasileira. O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar apenas em 1963.
"Professor é profissão. Educador é missão", essa frase, dita por Salomão Becker em seu discurso na reunião, ilustra até hoje o sentido dessa carreira. O professor tem a função de ensinar, repassar conhecimento. Mas, mais que isso, tem também um importante papel social, já que ele está presente em um momento crucial na vida de um indivíduo: a formação de seu caráter. Com isso, ele passa a ser também um modelo e, desta forma, torna-se responsável por engendrar valores morais como respeito, tolerância, integridade etc., bem como fornece aos jovens ferramentas para o desenvolvimento de seu senso crítico e personalidade.


Hoje, portanto, queremos parabenizar todos os professores e agradecer por sua dedicação e vontade de fazer a diferença. É disso que precisamos!


[ fontes:Wikipedia ; Brasil Escola]

Nenhum comentário:

Postar um comentário