quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sonho de Natal

Natal é a época mágica do ano, quando os sonhos têm muita chance de virar realidade.

Bem, pelo menos alguns deles, dependendo do seu contra-cheque, do seu décimo terceiro salário e do tamanho do seu círculo de relações. Afinal, é tanta festa e encontro entre amigos e familiares que fica complicado presentear a todos e ainda sobrar algum para materializar aquele desejo. Muita gente se endivida até a alma, mas satisfaz a sua vontade. Outros, porém, continuam só no sonho.

Pensando exatamente nisso, o TeleListas.net quis saber sobre os sonhos de consumo dos internautas e perguntou:

Se você pudesse escolher um presente de Natal, qual seria?

Participaram da enquete 2.404 internautas e o resultado foi:

- Para a maioria, 1.127 (46,88%), o sonho de consumo é um “Notebook de última geração.”
- Já outra grande parte, 910 (37,85%), queria mesmo era uma “Tv de Plasma de 42" ou mais.”
- 213 (8,86%), anseiam por um “Celular de última geração (iPhone, N97, Samsung Jet, etc...)”.
- E apenas 154 (6,41%) desejam um “Navegador GPS”.

A pesquisa aponta que apesar de todos os avanços tecnológicos e das mais diversas opções de aparelhos eletrônicos, o computador e a Tv ainda materializam o desejo do consumidor brasileiro.

Embora os smartphones sejam verdadeiros computadores portáteis e que atualmente recebem até sinal de televisão; e os GPS estarem razoavelmente populares para profissionais da área de transportes, o consumidor permanece fiel a televisão e ao computador. Talvez por estes já estarem incorporados ao dia-a-dia e por serem de uso comum a um grupo, ou talvez ainda porque grande parte das pessoas tenha algum “medo” dessas novidades e seja mais cautelosa na hora de incorporá-las ao seu cotidiano.

Difícil saber. Só acompanhando se estas posições sofrerão mudanças com o tempo. Afinal de contas, a tecnologia está ai chacoalhando nosso cotidiano e alterando nossos hábitos, cada vez mais rápido. Quem sabe, então, no ano que vem, a gente não repita esta pesquisa para ver se alguma coisa mudou, de fato, no hábito de consumo do brasileiro?


A próxima...

Nesta semana, o TeleListas.net quer saber como você se planeja para as festas de final de ano. Você viaja? Fica em casa? Tem a agenda cheia de compromissos com amigos e familiares?

Visite o site. Participe. Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário