quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Fofoca no trabalho: Como escapar dessa armadilha?


Nos corredores, nas escadas e nos horários de almoço: quem é que nunca ouviu uma fofoca no ambiente de trabalho? Pior do que isso, existem muitos profissionais que já foram vítimas de boatos dentro da empresa e tiveram que aprender rápido como contornar o desconforto e os comentários maldosos.
Se você já se viu em uma situação parecida e não pretende passar por isso de novo, o segredo é evitar os fofoqueiros de plantão e segurar a língua para não repassar informações maliciosas. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Gallup em 11 capitais brasileiras, os funcionários mais fofoqueiros são aqueles que se sentem mais desestimulados e não-comprometidos com a empresa onde trabalham. Para ficar de fora desse time, basta cortar o telefone-sem-fio antes que ele possa prejudicar um amigo ou até mesmo você.
Um ambiente onde fofocas e boatos correm soltos é ruim para qualquer empresa. Segundo especialistas e consultores de marketing interno, uma forma de contornar o "disse-me-disse" é apostar na Intranet como ferramenta de unificação e oficialização das informações, fazendo com que todos os funcionários fiquem por dentro dos acontecimentos relevantes.
"A rádio-corredor só existe quando não há rádio oficial", afirma Cecília Bergman, gerente de Comunicação com o Mercado do grupo TeleListas.net.
E você, tem alguma dica para evitar os boatos no ambiente de trabalho? Compartilhe conosco e deixe seu recado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário