quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Por que a maçã?


Hoje é dia de homenagear o professor, aquele que, com sua dedicação e paciência, é um dos grandes responsáveis por boa parte do que sabemos hoje. E quando o assunto é agradar o professor, o velho costume de presenteá-lo com uma maçã vem à tona, mas por quê?

Para tentar entender de onde vem essa tradição, fizemos uma pesquisa na Internet e descobrimos que esse assunto já rendeu boas histórias, verdadeiras ou não.

Nos Estados Unidos, na Dinamarca e na Suiça levar uma maçã para o professor é um costume antigo. Há muitos anos e principalmente nos campos ou em locais pobres, os pais não tinham como pagar pela educação dos filhos e, por isso, costumavam presentear os professores com frutas e flores, uma forma de agradecimento e de pagamento pelo trabalho realizado. A opção pela maçã seria por causa da praticidade de consumo, já que a fruta não precisa ser descascada antes de ingerida. Entregá-la ao professor também significaria desejar uma boa saúde , pois a fruta é extremamente nutritiva.

Outras histórias apontam ainda a maçã como um símbolo do conhecimento, afinal Newton teria descoberto a Lei da Gravidade após ter sido atingido pela fruta que acabara de cair da árvore. Sendo assim, nada mais justo do que presentar o professor com o símbolo de tudo aquilo que ele ensina!

Os mais contemporâneos acham que, por ser tratar de um lanche rápido, a maçã tem tudo a ver com a correria da vida de professor, que tem dificuldades de achar tempo até para comer. Teorias à parte, muito mais do que uma apetitosa maçã, todos os professores merecem nosso respeito e carinho, não só hoje, como em todos os dias do ano!

E você? Já parabenizou seus professores?
Confira também no portal TeleListas.net uma matéria sobre os desafios de ser professor em locais onde a segurança ainda é um problema. Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário