quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Celular: A, B, C,... Wap

O celular se transformou no melhor amigo do brasileiro. Segundo dados do Ibope, já são 120 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, entre aparelhos pós e pré-pagos. Por conta deste número expressivo, o mercado de celulares despeja nas lojas uma infinidade de novos modelos cheios de recursos e dispositivos que, muitas vezes, não despertam o interesse o seu dono. Aliás, mesmo quando despertam, são tantos comandos e possibilidades de instalação que você precisa de algumas semanas para se inteirar de tudo o que tem a sua disposição.

Eu mesma sou um exemplo disso. Sou a feliz proprietária de um aparelho N 95 desde novembro do ano passado e até hoje não consegui utilizar todas as ferramentas que ele me oferece e volta e meia tenho que recorrer ao manual (pois é, eu leio manual) para executar alguma operação. Contudo, fiquei muito curiosa quando ouvi falar do próximo lançamento da Nokia, o N 96 .

Mas, ainda que você não seja assim, seu aparelho celular, provavelmente, não é o mesmo de dois anos atrás. Seja pela qualidade da ligação, por promoções da sua operadora, ou apenas por questões estéticas, você deve possuir um aparelho com alguns recursos que vão além da simples ligação.

Os aparelhos de hoje são pensados exatamente para funcionar como pequenos computadores e a tendência é que isto seja cada vez mais comum, do modelo mais básico até o mais sofisticado. Por isso, ainda que seu celular seja dos mais simples, é quase certo que ele tenha uma função que pode auxiliar muito o seu dia-a-dia. Você já deve ter visto e até apertado sem querer a tecla que aciona o serviço Wap.

Embora o seu uso ainda seja relativamente caro (veja as tarifas e a maneira de cobrança na sua operadora), é cada vez maior o número de acessos a este serviço. Cinco por cento dos internautas brasileiros já se conectam a internet também por seus aparelhos celulares.

Mas, vamos combinar, cinco por cento ainda é uma pequena fatia de 120 milhões, ou seja, é bem possível que você não saiba direito como funciona e nem para que serve.

Pensando nisso, o TeleListas.net, que conta com o seu portal wap, elaborou uma explicação sobre o serviço e sobre como utilizar o Portal através dele. Além das orientações básicas e informações sobre o Wap , você poderá também utilizar um simulador para ter a experiência e aprender a usar o Portal TeleListas.net no seu celular e conhecer todas as facilidades que o portal oferece mesmo que você esteja longe do seu computador.

O Wap já é um ambiente básico dos celulares atuais, assim é importante que você saiba do que se trata. Uma vez que você domine este recurso, logo estará apto a pensar nos aparelhos 3G e 4G. Mas, calma... Sobre isto a gente conversa numa outra oportunidade.

Agora, eu quero saber sobre a sua experiência com o Wap. Deixe aqui seu relato sobre sua relação com as inovações tecnológicas dos celulares. Aliás, dicas são bem-vindas!

2 comentários:

  1. Os celulares realmente ganham novas funções diariamente, a função de ligação, se torna muita das vezes algo secundário...no meu caso eu utilizei por um bom tempo o wap do meu aparelho aproveitando uma promoção da minha operadora, do contrário com tarifação normal seria impossível trafegar a quantidade de dados que utilizei devido ao valor exorbitante da tarifa de dados. Utilizei um navegador java que entrava em páginas da web mesmo e foi uma experiência excelente pode ter a "internet nas mãos", além de utilizar o MSN também via celular. O serviço de WAP era pouco usado devido as tarifas, mas com a evolução da telefonia celular hoje já é considerável sua utilização.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, moorpheuss. A torcida é que este serviço se popularize mais e que, por isso, seu preço se torne mais interessante, a exemplo do que aconteceu com o SMS. Até mesmo porque, com o lançamento e as concorrências para o 3G para a transmissão e recebimento de imagens, tanto para chamadas como para sinal de tv, este preço tende a despencar. Caso contrário, vai ser um tiro n'água. Mas, como o mercado publicitário também está de olho, a tendência é que barateie mesmo.

    ResponderExcluir