terça-feira, 11 de setembro de 2007

A profissão e seus estereótipos...

Meu feriadão foi ótimo! Descansei bastante e passei momentos bem legais com minha família. Espero que você também tenha aproveitado bem estes dias. Porém, uma única coisinha me incomodou e me retirou por vários momentos da “paralisia mental” que me impus para este final de semana prolongado. Ou seja, me proponho a não pensar em assuntos sérios, a não me meter em discussões profundas e a só falar de coisas banais, como a cor da tinta da parede da sala, o tijolinho da varanda que precisa de uma mão de verniz, da comida do cachorro... esses detalhes triviais do dia-a-dia.

Exercitando exatamente esta minha preguiça, estava eu, no sábado, comendo um cachorro quente e assistindo a novela das 9h da noite da Tv Globo, Paraíso Tropical, e, assim como o resto do país, dando meus palpites sobre quem matou a Taís. Mas, eis que em uma cena, duas secretárias batem um despretensioso papo. Uma delas é a secretária do Atenor e outra é a do Olavo. A cena se conclui posteriormente com a secretária do Olavo contando para ele tudo o que ouvira da amiga.

Não vou saber reproduzir os diálogos, mas o que ficou evidente na passagem é que as secretárias são fofoqueiras e adoram tomar conta da vida dos patrões, ajudando nos conchavos e nas intrigas entre chefes e departamentos.

É claro que as secretárias têm um papel fundamental na vida dos seus chefes e por causa da proximidade da relação profissional acabam se tornando trunfos para a vida pessoal. As secretárias sabem as datas de aniversário, casamento, formatura; das contas que vencem, das consultas médicas... Não vou aqui ficar criticando a novela e nem elaborando comentários radicais sobre o assunto. Não é este o objetivo deste post.

O que me chamou a atenção, no entanto, é que este é um estereótipo que ainda está muito atrelado a imagem destas profissionais, que também já foram tidas como mulheres fatais, amantes em potencial e anotadoras de recado. Mas, esta visão mudou, graças ao esforço da própria classe que batalha bastante para ter seu trabalho reconhecido.

As secretárias são profissionais altamente preparadas e capazes de atuar em várias frentes ao mesmo tempo, funcionando como verdadeiras assistentes daqueles a quem são subordinadas.

Conversa entre amigas e colegas mais íntimas, é óbvio que existe. Mas não só entre secretárias, como também entre qualquer trabalhador. Por isso, fiquei incomodada com a cena e com o universo limitado que foi retratado naquele momento, como se funcionasse ali uma central de fofocas e elas nada mais tivessem o que fazer, além de comentar a vida dos patrões.

Por outro lado, é preciso combater este tipo de visão estereotipada, mas para isto é necessário ter postura profissional e discrição. Portanto, depende fundamentalmente de nós, secretárias, mudar também este modo errado que algumas pessoas ainda teimam em retratar a nossa profissão. Até mesmo porque, o talento e a capacidade do profissional deve estar sempre acima de qualquer preconceito que se tenha sobre o seu ofício.

Enfim, depois deste pensamento, retornei ao meu cachorro quente e continuei formulando outras teorias sobre quem matou a Taís e isto não ocupou mais o resto do meu feriado. Mas, de volta ao batente na segunda-feira, tratei de tomar algumas precauções quanto a isso. Deixo aqui a dica: vale a pena a gente se policiar (em qualquer cargo ou profissão). Não é vestir a carapuça, mas perceber que pequenos detalhes podem mesmo fazer uma enorme diferença. Sejamos, então, a diferença para o bem.

2 comentários:

  1. SER SUPER É SER EFICENTE TER CONPETENCIA SUPREMA É ESTAR SEMPRE ATENTA ACIMA DE TUDO SER ATENCIOSA COM SEUS AFAZERE NO ESCRITORIO.
    SOU SECRETARIA SOU SUPER PORQUE MINHA EFICIENCIA É SUPREMA

    ResponderExcluir
  2. SIMONE DISSE SER UMA SUPER SECRETARIA É SER SUPER ATENCIOSA SER COMPETENTE SER AGIL ESTAR SEMPRE LIGADA NAS SUA PROFISSÃO É ESTAR SEMPRE SORRINDO.
    SOU SECRETARIA SOU SUPER PORQUE MINHA EFICIENCIA E MINHA CONPETENCIA É SUPREMA

    ResponderExcluir