segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bola murcha e Energia

Aproveitando o momento de alegria que invadiu os corações brasileiros por conta de mais uma conquista da nossa seleção de futebol (Fonte: O Globo), o TeleListas.net quis saber dos seus usuários na última semana, qual a expectativa para a Copa de 2010. O site perguntou:

Depois da conquista do tri na Copa das Confederações, você acha que o Brasil é o favorito para 2010:

6.159 internautas participaram da enquete, que teve um resultado, no mínimo, curioso.

- A incrível maioria de 4.938 (80,18%), escolheu a opção: "Não me interesso. O Brasil tem coisas mais importantes para se preocupar."
- Já 569 (9,24%), mantiveram o espíritio futebolístico do brasileiro e ficaram com "Sim. O Brasil sempre será favorito em qualquer competição de futebol."
- Outros 532 (8,64%), não foram tão otimistas, mas têm esperanças e marcaram a opção: "Favorito, não. Mas está no caminho certo para fazer uma grande Copa."
- Para 120 (1,95%), no entanto, não há ilusão. Estes responderam: "Não. Esse resultado foi uma enganação e vamos fazer feio na Copa de novo."

Independente do resultado do Brasil na Copa do Mundo da África no ano que vem, podemos tirar, pelo menos, duas conclusões destes dados: uma esportiva e outra social.

No caso da esportiva, o que podemos notar (fato que já foi identificado e que é amplamente discutido nas mesas redondas) é o acentuado distanciamento entre a seleção e a população brasileira.

Antigamente, jogos da seleção, ainda que fossem amistosos, causavam um frisson coletivo. As pessoas se mobilizavam e se entretinham com os jogos. Torciam pela seleção, mas ficavam na expectativa de que um jogador do seu clube jogassem bem. Atualmente, a seleção brasileira só é do Brasil porque os jogadores vestem a amarelinha. De profissionais que atuam no país, dois ou três e olhe lá!

Essa falta de identificação entre a torcida e os jogadores é vista como uma das causas para o gradual desinteresse que a seleção tem despertado, a despeito dos estádios ainda cheios em suas partidas. Mas, o ufanismo e a celebração não têm a mesma intensidade de quando você assistia aos jogos da seleção e no domingo seguinte ia para o estádio da sua cidade torcer por aquele mesmo jogador defendendo as cores do seu clube.

O outro aspecto é o social. Em épocas de crise da economia, escândalos no senado, epidemias de gripe e violência para todos os cantos, é natural que as atenções da população se dividam. Mas, para um país que já teve o futebol considerado como o "ópio do povo", este resultado sinaliza para um amadurecimento do brasileiro como cidadão. Bom, pelo menos é o que esperamos: que o povo saiba colocar as coisas nos seus devidos lugares. A emoção do esporte também é importante por celebrar uma unidade nacional e uma identidade cultural, mas não deve servir de sombra aos acontecimentos que interferem diretamente no destino do país. Será que o brasileiro realmente entendeu esta dinâmica? Vamos esperar para ver o que acontece quando estivermos, de fato, mais perto da Copa.

- Iluminados:

Esta semana, o TeleListas.net faz uma pesquisa sobre a proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que pretende definir horários diferenciados para as tarifas de energia elétrica residencial (Fonte: Último Segundo ). Os horários de maior pico teriam sua tarifa superior aos de menor. Segundo a Agência, esta medida ajudaria a equilibrar o consumo de energia ao longo do dia. O TeleListas.net quer saber o que você acha desta proposta?

Vote! Dê sua opinião e faça o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário