terça-feira, 1 de abril de 2008

Faça ginástica, trabalhando.

Você já leu e ouviu milhares de reportagens e de notícias sobre a importância de se ter uma postura (é postura física mesmo, não estou falando de comportamento) adequada durante o seu dia de trabalho para evitar ou diminuir problemas de saúde no futuro. Pois então, prepare-se, porque você vai ler outra matéria sobre o assunto. O tema é recorrente porque é relevante.

Você, com certeza, também já deve ter sentido na pele, ou melhor, no pescoço, nas costas, nos punhos e/ou em outras partes, os efeitos de um dia inteiro sentado diante do computador, ou exercendo atividades que obrigam o seu corpo a permanecer muito tempo na mesma posição. Portanto, falar sobre isso é sempre importante.

De acordo com Patrícia Lacombe, Presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística, em matéria publicada no Canal Executivo do UOL , “Trabalhar oito horas diárias sentado significa ter 2.688 horas de pressão sobre os discos da coluna por ano.” Ou seja, grandes são as possibilidades do profissional ser acometido de dores na coluna que podem evoluir para lombalgias graves e hérnias de disco. Isso, sem contar com a temida sigla LER, a tal da Lesão por Esforço Repetitivo.

Por isso, vai aqui mais uma vez o alerta. Se você tiver um tempinho, passe em uma academia perto de sua casa para fazer uma avaliação, ou consulte seu médico sobre que tipo de atividade se encaixa melhor tanto no seu dia-a-dia quanto no seu perfil. Mas, é importante que você exercite seu corpo de alguma forma.

Toda a empresa sabe que funcionário doente é prejuízo. Por isso, muitas delas, sensíveis a falta de tempo dos seus colaboradores, adotam a chamada Ginástica Laboral na rotina dos seus escritórios. A Ginástica Laboral nada mais é do que uma série de exercícios de flexibilidade e de alongamento em que a pessoa pode executar a maior parte dos movimentos sentado em sua cadeira. Além de ser adaptada para cada tipo de função.

Para nós, que passamos muitas horas sentados, muitas vezes com uma postura errada, diante do computador, alguns minutos esticando os dedos e girando os punhos, o pescoço e os braços podem não parecer muita coisa, mas no final do dia e para o futuro da sua saúde, fazem uma diferença enorme.

Se a sua empresa ainda não pensou sobre isso e se você tiver possibilidade de conversar com seus superiores sobre o assunto, faça a sugestão. Inclusive lembrando que este tipo de atitude previne doenças que muitas vezes afastam o funcionário de suas funções e, no final das contas, acabam representando ônus para o empregador.

A dica, portanto, é evitar a vida sedentária, nem que seja sentado diante do computador. E isso é possível!

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? meu nome é Ademilton,ssous professor em um curso básico de secretariado e meus alunos pediram sugestão de algum filme que mostrasse uma secretária em pleno exercicio de suas inúmeras funcionalidades diárias (digamos assim...) e eu sugeri o "O diabo veste prada" e o "De repente 30" que mostram secretárias. gostaria de pedir uma sugestão de mais alguns filmes e mesmo uma análise dos que indiquei. Fui feliz em minhas sugestões para os alunos?
    agradeceria muito.

    ademilton.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ginástica Laboral é ótimo mesmo. Faço em uma empresa onde estagio e você sente uma diferença tremenda. Mas a questão vai além da correção de postura. Com ela você acaba se integrando mais com a equipe toda e aliviando o stress da rotina de trabalho!!

    ResponderExcluir