terça-feira, 22 de abril de 2008

22 de Abril é Dia do Planeta Terra. Que presente você pretende dar ao seu planeta?


A ONU escolheu 2008 como o ano do Planeta Terra e graças do Senador norte-americano Gaylord Nelson o dia 22 de Abril (desde 1970) se tornou o Dia do Planeta Terra. Nesta data, o senador convocou o primeiro protesto contra a poluição nos Estados Unidos e a partir de 1990, outros países também passaram a incluir esta comemoração em seu calendário.

Mas, será que temos o que comemorar?

Talvez, ainda estejamos muito distantes do ideal de uma relação saudável e consciente com o nosso planeta. Ainda desperdiçamos os recursos naturais, ainda não reciclamos o lixo como deveríamos, ainda não aproveitamos as sobras dos produtos que produzimos e nem tão pouco sabemos utilizar a água da chuva para poupar nossa água doce.

Mas, por outro lado, nunca se falou tanto sobre a importância dessas atitudes. Atualmente, estas questões são discutidas no planejamento de grandes empresas, de condomínios e até mesmo dentro de casa.

Nós brasileiros, aliás, temos um papel importante nessa história toda. Afinal esta terra, que coincidentemente comemora seu descobrimento na mesma data, possui entre 12 e 17% de toda a água doce do mundo, além de sermos o país com uma das maiores diversidades de fauna e flora. Bem, isso sem falar na Amazônia, por todos os motivos óbvios, e na Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, entre outras coisas.

Ou seja, para que de fato continuemos a viver em uma terra abençoada por Deus, é preciso que cada um faça a sua parte nem que seja um pouquinho. Isto não é papo de “ecochato”, é simplesmente uma preocupação real com o maior tesouro que temos, a natureza. É provável que eu e você não venhamos a sofrer as conseqüências mais drásticas do desequilíbrio ecológico – embora o aquecimento global, o efeito estufa, o derretimento das geleiras, estejam ai para nos alertar sobre isso – mas as gerações futuras poderão herdar um planeta bem diferente daquele que nós herdamos. Este é o legado que queremos deixar para o futuro?!

Acredito que seu pensamento não seja esse. Imaginar seus filhos e netos sofrendo com escassez de água, de comida e com as mudanças drásticas de temperatura, deve trazer arrepios. Pois, pense bem nisso: seus atos aparentemente banais de hoje, podem ter reflexos definitivos para o futuro. Portanto, economize água. Separe o lixo . Não jogue sujeira nas ruas. Recicle o que for possível. Doe o que não lhe serve mais. Este carinho é o único presente que o Planeta Terra espera de você. Não o desaponte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário