quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Boa dica. Anote!

Em um desses bate-papos informais no escritório, estávamos falando de apartamentos , condomínios... essas coisas, e a minha chefe comentou sobre uma iniciativa que a nova síndica do seu prédio teve no Natal. A síndica presenteou cada morador com um funil. É, isso mesmo! Um funil! E orientou cada um sobre a utilidade do objeto. Ela instruiu que aquele funil fosse utilizado para ajudar no engarrafamento do óleo usado na cozinha. Este óleo será estocado, em um ponto combinado do prédio, e recolhido por instituições que utilizam este material para fazer sabão. Outra coisa que ela explicou, e que vai ajudar na redução dos custos de manutenção do condomínio , é que este óleo, quando jogado no encanamento, acaba corroendo os canos e os apartamentos que estão nos primeiros andares dos prédios sofrem com refluxo, entupimentos e mau cheiro. Para amenizar este problema, é colocado na água um produto químico, para aliviar esta corrosão, e este é absorvido pela água. Isto tudo vai parar nos esgotos e todo o processo vira um ciclo. De acordo com ambientalistas , um litro de óleo despejado no esgoto contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

A dica, então, é adotar este procedimento na sua casa e falar com o seu síndico para fazer este tipo de coleta no prédio em que você mora. Esta coleta pode ser doada, ou mesmo vendida, e ajuda nas despesas do condomínio, sem falar nos cortes dos custos de manutenção, em médio prazo, e – mais importante – na preservação da água do planeta. Saiba mais sobre o assunto, aqui .


- Alerta:

Recebi o link do Blog Faça a sua parte e li uma matéria alarmante sobre a camada de ozônio e informa que os estados da região Sul do Brasil tiveram um aumento considerável nos índices de radiação ultra-violeta. Visite este blog, tem umas matérias bem legais lá sobre meio ambiente .

É gente! O cerco está apertando... É hora de conversar menos e fazer mais!

Um comentário: