sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher!



Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.

Hoje é dia de homenagear as mulheres, estes seres incríveis que tanto conquistaram vitórias nas últimas décadas. O que seria do mundo sem as mulheres? Sem o seu brilho, sua maturidade, sua determinação e sua proteção? O que seria do mundo sem este gênero que dá continuidade ao mundo, que gera filhos, que sabe exatamente como criá-los mesmo quando se é mãe de primeira viagem, que sabe acalmar qualquer um com suas palavras sábias e seus carinhos, que sabe abraçar todos os problemas e, com sua garra, consegue resolvê-los sempre da melhor forma? Elas possuem uma sensibilidade incrível e são essenciais em todo lar. Têm o superpoder de se dividir em diversas facetas para ser, ao mesmo tempo, mãe, filha, dona-de-casa, esposa e trabalhadora.

Por isso e muito mais, o dia de hoje é muito pouco para homenagear essas mulheres admiráveis, que transformam o mundo num lugar mais bonito e amoroso. Durante tantos séculos, elas foram alvo de preconceito e discriminação por parte da sociedade, vivendo às margens do universo masculino e sem grandes direitos. Mas, felizmente, os tempos mudaram e elas alcançaram o lugar que merecem. Hoje não apenas tem todos os direitos dos homens, como muitas vezes são melhores do que muitos deles na tarefa que exercem.

Mas é preciso se lembrar que antes de ser mãe, esposa e trabalhadora, as mulheres são MULHERES. Precisam se cuidar e estar atentas à sua saúde. Para isso, é fundamental consultar um médico regularmente. Além disso, algumas outras dicas de saúde são importantes. Veja abaixo algumas delas:


Frutas, verduras e legumes devem estar sempre incluídos no cardápio. Beber leite ou consumir qualquer outra fonte de cálcio também é fundamental para evitar problemas futuros com a osteoporose. Evite refrigerantes, frituras, sal e açúcar em excesso: eles causam aumento de peso, inchaço e elevam taxas perigosas à saúde como o colesterol e a glicose. Além disso, alguns alimentos como as sementes de linhaça, chia e a soja são excelentes para regular o organismo feminino, evitar o envelhecimento precoce e amenizar os efeitos da menopausa.

2 - Visite regularmente um ginecologista

Ele é o melhor amigo de toda mulher quando o assunto é saúde. Tenha um ginecologista de confiança, faça exames periódicos (como preventivo e mamografia) e previna-se de doenças sérias como o câncer de mama, colo de útero ou de ovário. Além disso, esse médico poderá lhe indicar os melhores métodos contraceptivos e avaliar constantemente suas taxas hormonais, que influenciam muito em uma boa qualidade de vida.

3 - Pratique exercícios físicos

Pode ser caminhar na rua, praticar um esporte, fazer Yoga ou Pilates ou até mesmo passar algumas horas fazendo ergometria e musculação na academia. O importante é exercitar o corpo e não cair no sedentarismo. Além de manter a forma física, esta prática é fundamental para chegar à velhice com saúde. Não se acomode!

4 - Mantenha as amizades

Ter uma boa rede de amigos e familiares está associado a maior longevidade, enquanto a solidão está associada a riscos de doenças cardíacas. Por isso, seja sociável e permita-se momentos de descontração e alegria com as pessoas que te fazem bem.

5 - Tenha atitudes e pensamentos positivos

Estudos comprovaram que pessoas que mantêm atitudes positivas produzem maior quantidade de anticorpos contra a gripe. Outro estudo mostrou que pessoas que vivem em estado radiante fabricam mais anticorpos em resposta à vacinação. Os pesquisadores não são claros sobre a conexão, mas sabem que o cérebro se comunica com o sistema imunológico e vice-versa.

6 - Beba um cálice de vinho por dia

Beber moderadamente, não mais do que um drinque por dia para as mulheres, pode protegê-la de doenças cardiovasculares. E pode ajudar a evitar ganho excessivo de peso, segundo pesquisas. Apenas não exagere.

7 - Pratique alguma atividade ao sol

Apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre com uso de protetor solar) pode fornecer a quantidade necessária diária de vitamina D. A substância ajuda a combater diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo o resfriado comum. Mas não exagere, muita exposição ao sol pode aumentar o risco de câncer de pele.

8 - Escreva uma “lista da saúde”

Há dez testes que você pode fazer por ano, incluindo um check-up de pele, exame de sangue e triagem auditiva, que podem ajudar a compreender o seu estado de saúde geral e evitar problemas futuros. Por isso, não deixe de fazer esses exames anualmente e proteja seu bem mais valioso: sua saúde! Além disso, é importante sempre exercitar a mente para evitar problemas futuros como o Mal de Alzheimer.


Não se exponha muito ao sol, use sempre protetor solar e invista em bons cremes para cuidar da saúde da sua pele. Assim, quando tiver com 50 anos você tem grandes chances de aparentar menos idade. Após essa idade, é preciso repor o colágeno da pele. Atualmente existem no mercado vários alimentos enriquecidos com essa proteína que proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. Sua deficiência é notada quando entramos na fase da maturidade, aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Estudos mostram que o uso diário de colágeno hidrolisado extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contraindicação, não engorda e estimula a produção do colágeno natural.

10 - Invista em você mesma

Faça cursos, aprenda coisas novas, trabalhe num lugar que você gosta, compre coisas para você mesma e faça programas que te deixem feliz. Antes de ser mãe e esposa, qualquer mulher precisa pensar em si mesma e se sentir bem para poder fazer o bem ao próximo.

Mulheres, para comemorar o dia de hoje, o TeleListas Ophertas conta com dezenas de promoções em centros de estética e beleza para te deixar ainda mais bonita. Veja algumas abaixo:


Goiânia

Belo Horizonte

Distrito Federal

Niterói 
 
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário