Hoje você deve estar querendo distância da balança, não é verdade? Deve ter acordado pela manhã e se perguntado: porquê fui comer aquele outro pedaço? Se você vem de família grande que curte comemorar essas datas, então, deve estar com o peso na consciência (e no corpo) dobrado. Mesmo que tenha sido só um ovinho, para muita gente isso já é motivo de estresse e de auto-flagelação. Mas não precisa.
Ok, você comeu muito, passou dos limites, porém não vale a pena ficar enlouquecido com isso, ainda mais se seus hábitos alimentares não são lá certinhos. Se esse é o seu caso, relaxe mais ainda: a balança não está contra você por causa da Páscoa, não é? Ainda que sua dieta seja equilibrada, também não vale a pena esquentar a cabeça. É possível retomar sua rotina.
Por isso, em ambos os casos, e principalmente para quem não leva uma vida regrada, é momento de pensar com mais cuidado no que você come e na maneira como come. Aproveite que você já matou toda a sua vontade por doces e chocolates e tente se adaptar a uma reeducação alimentar. Experimente comer de três em três horas, evitando o pão branco no café-da-manhã. Tente duas torradas, patê, uma fruta, café ou suco. Depois de três horas, tente uma gelatina, uma maça, uma barrinha de cereal. No almoço, evite misturar carboidratos. Se for comer batata, não coma arroz ou macarrão, coma salada e grelhados. Tente evitar a sobremesa, mas se a vontade for mais forte que você coma uma fruta. Três horas depois, tente outra barrinha, ou gelatina. Quando chegar a hora do lanche, café ou suco com um sanduiche de pão integral, com presunto (sem gordura) ou um patê... Se tiver a oportunidade, dê uma caminhada pelo quarteirão. Quando chegar a hora de jantar, proteínas e fibras, esquíve-se do carboidrato. Você vai ver como vai se sentir melhor e mais leve.
Vale o esforço por uma semana. Essa dica é só para fazer uma "limpeza inicial" do seu organismo, depois de tanta coisa que você deve ter ingerido. Se você gostar da idéia, procure uma ajuda mais específica para o seu caso. Um nutricionista, ou nutrólogo e, quem sabe(?), uma academia podem mudar seus hábitos definitivamente. O mais legal de tudo é que se essa mudança for feita com seriedade e disciplina, em breve, você vai pode comer aquele docinho (na medida certa) sem culpa.
Vale começar agora, afinal, junho e julho ainda vão demorar um pouquinho para chegar, e até lá, de repente, você já poderá comer uma canjica, uma cocada e um pé-de-moleque sem culpa e sem peso: tanto na balança como na consciência.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário