quinta-feira, 11 de março de 2010

“Garçom, a conta, por favor!” E mais 20%...

É isso ai! Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, um projeto do Senador Marcelo Crivella, que prevê o aumento da gorjeta dos garçons de 10 para 20 %. O projeto, que recebeu parecer favorável do relator, prevê que este aumento seja cobrado entre às 23 horas e às 6 horas da manhã do dia seguinte. A proposta altera a CLT, modificando também outros pontos de direito contratual da classe. A Câmara agora vai apreciar o projeto, para colocá-lo em vigor ou não.

Provavelmente, você já deve estar refazendo seus planos de saída com os amigos. Chegar mais cedo, sair antes das 23h, ou chegar bem tarde e sair depois das 6h. Mas, calma. Ainda é um projeto!

Porém, existem muitos restaurantes, bares e estabelecimentos que nem chegam a cobrar os 10%, deixando a gorjeta a critério do freguês. Já outros, há algum tempo, cobram valores acima desta faixa. Na verdade, o que acaba contando mais nesta relação freguês x restaurante é o serviço. Se ele é de boa qualidade, o cliente, na maior parte das vezes, nem reclama em pagar. Já ao contrário, qualquer cobrança além do valor consumido gera reclamação.

A gorjeta sempre foi uma questão polêmica, mas é importante que o bom atendimento seja valorizado, assim como o bom freguês. É preciso que os restaurantes invistam mais no aprimoramento do seu pessoal para que a qualidade do serviço seja a melhor possível, diminuindo possíveis atritos com os clientes. Por sua vez, o consumidor deve lembrar que se se sentir mal atendido ou verificar alguma cobrança extra em sua conta, caso a gerência do estabelecimento não resolva, existem órgãos de defesa do consumidor que estão aí para garantir seus direitos.

Independente desta lei ser ou não aprovada, o ideal é que os dois lados se entendam sempre para que o serviço oferecido seja de excelente qualidade. Afinal de contas (sem trocadilho), clientes satisfeitos retornam e costumam trazer outros com eles. Então, donos de estabelecimentos, atenção à este detalhe, pois o sucesso do seu negócio passa pela impressão que o seu cliente terá e isto envolve o trabalho dos seus garçons (seja com 10% ou 20%).

O que você acha desta proposta? Acha justa? Comente!

Um comentário:

  1. Não concordo, principalmente porque vários estabelecimentos não repassam esses valores para os garçons.

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