terça-feira, 29 de setembro de 2009

29 de Setembro - Dia do Anunciante



O TeleListas.net sabe que a decisão sobre onde investir a verba publicitária é uma questão relevate nas empresas

Neste dia do anunciante, agradecemos a todos que nos prestigiam, escolhendo nossos produtos para este investimento.

Boas vendas!

Leitura e Campanha na Internet: assuntos em pauta.

"O brasileiro não é muito chegado à leitura." Esta afirmação, com certeza, você já ouviu. Porém, a última Bienal do Livro relizada no Rio (Fonte: O Globo), contrariou este perfil. Sobre este assunto, o TeleListas.net perguntou:

Números finais da Bienal do Livro mostram que 74% dos visitantes compraram, em média, 4,8 livros; mais do que na última edição. E você:

Dos 896 votos, o resultado foi:

- 346 (38,62%) apontaram a opção "Lê muito pouco. Só aquilo que realmente chama sua atenção. "
- Já 333 (37,17%) afirmaram "Gosta de ler e compra livros, não apenas em eventos assim."
- Outros 113 (12,61%) optaram por "Gosta de ler, mas se estimula mais a comprar livros em eventos como este."
- E 104 (11,61%) confessaram que "Raramente lê. Só jornal e olhe lá."

Em todas as respostas, é possível identificar que mesmo aqueles que confessam ler pouco, lêem; e uma pequena parte, apenas, é a que diz ler raramente. Seja muito ou pouco, com ou sem Bienal, fica claro que o brasileiro está, pelo menos, tentando mudar sua imagem, no que diz respeito à leitura.

- Campanha eleitoral na Internet:

Está liberado o uso da internet na campanha eleitoral de 2010 (Fonte: O Globo). Os candidatos poderão usar as mídias socias disponíveis e o espaço da rede, dentro de algumas regras. Sobre este assunto polêmico o TeleListas.net quer saber sua opinião.

Visite o site, participe e deixe aqui seu comentário.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tecnologia x Leitura

Vivemos em um mundo cada vez mais dominado pelas parafernálias eletrônicas que facilitam nossa vida e muitas vezes esta facilidade nos torna tão dependentes das máquinas que por pura praticidade, deixamos de executar tarefas mais simples, como decorar um número de telefone, fazer contas... Para muitos, no entanto, isto pode ser um problema (Fonte: O Globo).

Sobre este assunto, o TeleListas.net perguntou aos seus usuários: Estudiosos e educadores discutem se o excesso de tecnologia prejudica a inteligência. Na sua opinião:

Dos 1.199 votos, o resultado foi:

- 623 (51,96%) opinaram que “É relativo. Ela facilita algumas ações, mas amplia o acesso ao conhecimento.”
- Já 270 (22,52%) acham que “Sim, prejudica. Ela substitui o raciocínio e torna a mente preguiçosa.”
- Outros 244 (20,35%) acreditam que “Não prejudica. Amplia o saber e desenvolve outras habilidades.”
- E 62 (5,17%) disseram que ‘Não importa, já que não há como impedir esse avanço.”

A tecnologia, de fato, é um importante aliado nas tarefas diárias, auxiliando no gerenciamento do nosso tempo e nos permitindo realizar ações e alcançar uma gama de conhecimentos antes inimaginável.

Porém, como tudo na vida que é exagerado, pode sim, vir a comprometer certas habilidades que nos são muito úteis e importantes para o contínuo funcionamento de nossas capacidades.

O importante é aliar este enorme “poder” dado pela tecnologia às atividades cotidianas e não torná-la único meio de ação. O equilíbrio, também aqui é fundamental.

- Brasileiro gosta de ler?

Um dos grandes ameaçados pelo avanço tecnológico é o livro. Para alguns estudiosos, o livro - como conhecemos hoje - pode estar com seus dias contados e se não se modernizar poderá perder espaço. Mas, da mesma foram que os jornais impressos não perderam seu valor, o livro. continua impondo sua importância. Os números da última Bienal, realizada no Rio, comprovam isso, não só pelo grande número de visitantes, como também pela quantidade média de livros adquiridos por este público (Fonte: O Globo). Estes dados ajudam a combater a idéia de que o brasileiro não é muito chegado a leitura. Será que isso é verdade?

Este é o assunto da nova enquete do TeleListas.net. Participe! Dê seu voto e deixe aqui seu comentário sobre o assunto.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação Sexual e Tecnologia:

A última enquete do TeleListas.net propôs uma discussão sobre um tema delicado: o ensino da Educação Sexual nas escolas (Fonte: O Globo). A Associação Americana de Pscicologia fez um estudo e concluiu, ao contrário do que muitos acreditavam, que ensinar educação sexual nas escolas não incentiva a prática sexual precoce. De acordo com a pesquisa, ao terem acesso a informações e suas dúvidas esclarecidas, o jovem se previne mais e não se sente estimulado a ter cedo sua iniciação sexual. O Brasil já adota a política de ensinar educação sexual desde 2003, mas dentro do contexto das matérias do currículo.

Por isso, o TeleListas.net perguntou aos seus usuários:

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas inclui educação sexual dentro das matérias do currículo escolar. Pra você, esta prática:

De um total de 1004 votos, o resultado foi:

- Para 577 (57,47%), a prática "É correta e necessária para manter o jovem informado."
- Já 322 (32,07%), acreditam que a questão "É delicada. Estas informações devem ser passadas dentro de um contexto."
- 59 (5,88%), acham que "É errada. Este assunto é obrigação dos pais."
- E 46 (4,58%), opinaram que "É irresponsável. Mesmo que pesquisas apontem que não, o jovem fica mais estimulado."

O resultado mostra que informar é sempre necessário, não importa o assunto. Quando estamos de posse do conhecimento temos muito mais chances de tomar decisões corretas e menos precipitadas, ou mesmo a de conhecer e arcar com a conseqüências dos nossos atos. Assim é com tudo na vida, inclusive com o sexo.

- Tecnologia: demais faz mal?

Nesta semana, o site discute a tecnologia. (Fonte: O Globo). Estudiosos, educadores e artistas estão discutindo se a facilidade que os aparatos tecnológicos trazem para vida das pessas, na verdade, não as deixam mais preguiçosas e menos inteligentes, já que o computador tem substítuído o cérebro para algumas atividades como fazer cálculos, guardar números de telefone, criar rotas e direcionamentos mentais na localização de ruas e endereços e até mesmo no aprendizado de instrumentos musicais.

O TeleListas.net quer saber sua opinião sobre o assunto. Visite o site e dê seu voto. Não deixe de comentar aqui também.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Blog Presidencial e Educação Sexual

Na primeira semana de setembro, entrou no ar, o Blog do Planalto, que pretende ser um canal de comunicação direta entre o Presidente Lula e o povo (fonte: O Globo). Acontece que logo no lançamento, a mídia causou polêmica: por não suportar o fluxo de informação e por não permitir comentários.

Sobre este assunto, o TeleListas.net perguntou aos internautas:

Está no ar o Blog do Planalto, um canal de comunicação entre Lula e a população, mas que não permite comentários. Pra você, o blog:

- Para 527 (47,18%), o blog "Não serve nem como canal, já que o povo não pode comentar."
- Já 273 (24,44%) afirmaram que "Nem me darei ao trabalho de ler."
- Outros 248 (22,20%) disseram que "É válido, mas seria mais interessante se permitisse opiniões."

- E 69 (6,18%) acham que "É uma boa iniciativa aproximar o governo das pessoas."

Os políticos brasileiros estão em descrétito com o povo. Até o presidente Lula, que goza de grande popularidade, não conseguiu, pelo menos neste primeiro momento, a simpatia popular para a idéia, que é boa. Afinal de contas, hoje, é muito fácil receber e mandar informações de todo o tipo. E ai está o problema da iniciativa: não é uma via de mão dupla, já que o povo só pode ouvir e ler e não emitir sua opinião. O que vai de encontro ao conceito de blog. E é isso que o povo quer, poder falar e ter respostas.

- Escola é lugar para falar de sexo?

Estudo feito pela Associação Americana de Pscicologia (APA), concluiu que ensinar Educação Sexual nas escolas, ao contrário do que muitos pensam, não estimula a sexualidade precoce (fonte: O Globo). Pelo contrário, sacia a curiosidade. Desde 2003, o projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas" incluiu no programa de algumas matérias do currículo escolar, informações sobre educação sexual. O TeleListas.net quer saber a sua opinião sobre este assunto.

Visite o site, escolha sua resposta. Aguardamos também seu comentário!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alugando amigos para conhecer o mundo.


O Guia de Turismo do TeleListas.net aproveita que o feriadão está chegando e traz uma dica interessante para as próximas oportunidades de folga ou mesmo de férias para você que curte viajar ou que adora receber pessoas e curtir uma de anfitrião.

Além de todas as dicas úteis, como pousadas, hotéis, restaurantes e bares, que podem ser encontradas pesquisando no Guia, você também poderá ler uma matéria sobre uma nova modalidade de turismo: O "Amigo Local". O Programa Rent a Local Friend foi criado pela jornalista Alice Moura e possibilita que o turista conheça seu destino "alugando" a companhia de uma pessoa da cidade - o Amigo Local - que vai, não só mostrar as atrações conhecidas, como também aquelas outras interessantes que só o morador conhece.

O programa também possibilita que você, caso seja seu interesse, se torne um amigo, para receber alguém.

Vale a pena conferir a matéria e saber mais sobre o assunto.

Bom feriado!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TeleListas.net: uma boa dica!

O TeleListas.net foi a grande estrela do quadro Tecnodicas, da Tv Gazeta, do Espírito Santo, no último dia 31.

No programa, o apresentador explica passo-a-passo a maneira correta de fazer buscas no site, além de mostrar também outras modalidades de pesquisa e algumas utilidades do TeleListas.net.

Mais do que falar sobre o quadro, o melhor é assistí-lo. Confira aqui e saiba um pouquinho mais sobre o site.

Novidades e a Palavra do Presidente

Com o mundo cada vez mais dependente da tecnologia em todas as áreas, o ato de se comunicar está cada vez mais complexo e variado. A cada momento surgem novas mídias sociais (Fonte: Folha) e é praticamente impossível acompanhar tudo o que acontece. Sobre este assunto, o TeleListas.net quis saber como os internautas se sentiam quanto a isso e fez a seguinte pergunta:

Orkut, Facebook, Twitter, MySpace, Sonico, Drimio… A cada dia surgem novas mídias sociais. Como você recebe essas novidades?

1.477 internautas, responderam assim a enquete:

- A maioria, 722 (48,88%), respondeu que recebe estas novidades "Com curiosidade. Até procuro me informar, mas só uso o que acho legal."
- Já 554 (37,51%), disseram que recebem "Com indiferença. Uso apenas aquilo que estou acostumado."
- Outros 103 (6,97%), recebem "Com desânimo. É tanta coisa nova que é impossível dar conta de tudo."
- E para 98 (6,64%), tudo é visto "Com entusiasmo. Experimento tudo o que há de novo."

Mesmo com uma necessidade cada vez mais crescente de estarmos por dentro das novas tecnologias que se infiltram a cada dia em nossa rotina, nem todos tem essa obsessão em estar antenado e de ser usuário de tudo o que aparece. Entre aqueles que pelo menos buscam conhecer e os que não ligam muito a diferença é muito pequena. Mas o certo é que, gostando ou não, pelo menos tomar conhecimento do que se passa, é preciso.

- Palavra presidencial:

Entrou no ar essa semana, o Blog do Planalto (Fonte: O Globo), que pretende ser um canal de comunicação direta entre o Presidente Lula e o povo. Acontece, porém, que o blog não permite comentários dos leitores, o que já está causando polêmica. O TeleListas.net quer saber sua opinião sobre este assunto.

Faça uma visita ao TeleListas.net e participe. Não deixe de comentar aqui também!